ONU quer reforçar medidas para controlar uso do tabaco

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Estados-partes da Convenção sobre o tema também sugeriram regular aditivos que aumentam atratividade do cigarro durante encontro em Punta del Este, na semana passada.

Os países-partes da Convenção sobre o Controle do Tabaco adotaram uma série de medidas para regular o uso do produto em todo o mundo.

Uma das propostas é a restrição ou proibição de aditivos que aumentam a atratividade dos derivados do tabaco.

Serviços de Saúde O encontro, que terminou na sexta-feira, em Punta del Este, no Uruguai, também anunciou a necessidade de políticas que incentivem pessoas a parar de fumar. A ex-consultora da OMS, Vera Luiza da Costa e Silva, que participou da reunião, disse à Rádio ONU, que a proposta do aditivo foi criticada pela indústria.

“A indústria, na verdade, está se opondo à regulamentação de fato. Cheiros, cores, gostos… isso é um problema seríssimo, porque se aumenta a atratividade dos produtos de tabaco principalmente para crianças e adolescentes. Cigarro com morango, cigarros coloridos, de uma certa forma, chamam o consumidor a consumir mais e de forma diferente, dando a ilusão de aquilo não deve ser tão grave, porque tem até um cherinho ou gostinho de bala”, disse.

Impostos

Segundo os Estados-partes, os programas de controle do tabaco devem ser integrados aos serviços de saúde públicos.

Uma outra proposta é uma medida de taxação de impostos sobre a venda de tabaco. O assunto deve ser analisado por um grupo de trabalho.

Os participantes também decidiram estudar alternativas economicamente sustentáveis ao cultivo.

Protocolo

As negociações sobre um protocolo para combater o comércio ilegal do tabaco deverão continuar, com conclusão prevista para 2012.

A Convenção sobre o Controle do Tabaco da OMS é o primeiro tratado internacional negociado sob os auspícios da agência da ONU.

O documento oferece uma nova dimensão legal para a cooperação internacional na área da saúde.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.