ONU diz que é uma organização transparente por natureza

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Porta-voz do Secretário-Geral disse a jornalistas que organização não está em condição de comentar autenticidade de documentos secretos dos EUA vazados no site Wikileaks.

As Nações Unidas informaram, nesta segunda-feira, que não têm como comentar a autenticidade de documentos da diplomacia americana que teriam vazado na internet no site Wikileaks.

Ao responder a pergunta de um jornalista, em Nova York, o porta-voz do Secretário-Geral, Farhan Haq, disse que a organização não tem como comentar o tema sobre coleta de informações e atividades de funcionários da ONU.

Transparência

Segundo agências de noticias, membros do primeiro escalão da ONU estariam sendo monitorados após uma ordem do governo dos Estados Unidos. Em nota, o porta-voz de Ban Ki-moon disse que as Nações Unidas são “transparentes por natureza”. Ele afirmou ainda que a ONU disponibiliza informações sobre suas atividades não só para os Estados-membros, mas também para o público em geral.

Ao ser perguntado se o Secretário-Geral soube do vazamento antes da mídia, o porta-voz respondeu:

Farhan Haq disse que Ban Ki-moon foi informado um pouco antes do vazamento pela embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice.

Susan Rice

Nesta segunda-feira, Rice condenou a exposição pública de documentos secretos da diplomacia americana.

Ela disse que seria muito clara ao afirmar que os diplomatas dos Estados Unidos são apenas diplomatas. Segundo ela, eles trabalham todos os dias com parceiros de outros países, e também na ONU, para defender os interesses dos Estados Unidos. A embaixadora elogiou a integridade e o profissionalismo dos diplomatas.

Numa entrevista, em Washington, a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, disse que não existe nada de louvável no suposto vazamento desses documentos, que segundo ela só coloca em risco a vida de outras pessoas no mundo além de prejudicar o trabalho da diplomacia em geral.

*Com iformação da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111239 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]