OMS debate, em São Paulo, o custo social da hipertensão

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Evento ocorre dentro do VII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia; doença afeta 30 milhões de brasileiros.

A Organização Pan-Americana da Saúde, o braço regional da OMS na América Latina, realiza nesta quinta-feira um debate sobre o custo social da hipertensão.

O evento é parte do VII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que está ocorrendo em São Paulo.

Infartos

Segundo a organização, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com a doença. As consequências são infartos, derrames ou problemas renais.

De acordo com o Ministério da Saúde, somente o custo com internações por problemas de hipertensão foi de cerca de R$ 29 milhões no ano passado. Fora desse cálculo, ficam as ausências no trabalho, custos com remédios e outros gastos causados pela doença.

O coordenador de Ações Sociais da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Carlos Alberto Machado, contou à Rádio ONU, de São Paulo, o que cada um deve fazer para controlar problemas de pressão.

Risco

“As pessoas precisam começar a medir a pressão no pediatra. É preciso medir a pressão em qualquer faixa etária. À medida que aumenta a idade, aumenta a prevalência, aumenta o número de pessoas com risco de apresentar hipertensão”, contou.

Segundo o médico, quem tem pressão normal, deve medir a mesma pelo menos duas vezes por ano.

Anualmente, no Brasil, 315 mil morrem por problemas cardíacos.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113513 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]