Novos Conselheiros do FUNDEB são empossados em cermônia no IAT

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os 12 novos membros do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tomaram posse nesta sexta-feira (19/11/2010), em cerimônia realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Os conselheiros foram empossados pelo chefe do gabinete da Secretaria da Educação da Bahia, Paulo Pontes, que representou o secretário Osvaldo Barreto. Os novos conselheiros são representantes do poder público estadual e da sociedade civil, que cumprem o papel de fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos do Fundo.

Logo após a cerimônia da posse, foi eleito o conselheiro João Henrique dos Santos Coutinho, representante do Conselho Estadual da Educação, como novo presidente do Fundeb, para o biênio 2010-2012.

Educação básica

Em vigor desde janeiro de 2007, o Fundeb atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. “É muito importante o papel dos conselheiros da Fundeb, como órgão de controle social e que exerce função essencial na educação do Estado”, ressaltou Paulo Pontes.

“Considero que é fundamental a participação estudantil secundarista no Fundeb, fazendo com que o Fundo tenha uma atuação mais ampla, atendendo aos nossos interesses”, declarou Anderson Alves Dórea, secretário da Associação dos Grêmios dos Estudantes de Salvador e vice-presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista e um dos novos conselheiros empossados.

Representando pais de alunos da educação básica, o suplente José Silvino Gonçalves dos Santos também considera oportuna a sua participação no acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundeb. “É uma forma de lutar pela melhoria da qualidade do ensino dos colégios de nossos filhos”, disse.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.