Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 30 de novembro de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Memória de Feira

Manuscritos e jornais antigos que representam parte da memória de Feira de Santana estão sendo digitalizados e disponibilizados para consulta pública pelo Museu Casa do Sertão. O objetivo é contribuir para as pesquisas sobre a história e a cultura do município, além de garantir a preservação do acervo pertencente àquela instituição.

Fazem parte do mesmo  para consulta, os periódicos do século 19 “O Município” (1892-1894), “O Propulsor” (1896) e “Gazeta do Povo” (1891-1893). Também já foram recuperadas cópias dos Relatórios Anuais da Prefeitura Municipal de Feira de Santana de 1936 e 1940, do então prefeito Heráclito Dias de Carvalho, e o livro de poemas “Pedaços d’Alma” do médico Honorato Filho editado em 1926. Toda a coleção de documentos manuscritos e folhetos religiosos doados pelo primeiro vice-reitor da Uefs, monsenhor Renato de Andrade Galvão, já está digitalizada.

Estão disponíveis ao público cartas de alforria, carta imperial, cartas pessoais, certidões, declarações, queixa-crime, folhetos religiosos, o Compromisso da Irmandade de São Benedito de Feira de Santana, e o caderno de memórias do Dr. Remédios Monteiro, último Presidente do Conselho Municipal no período imperial. A maior parte do acervo do Jornal Folha do Norte, um dos periódicos mais antigos ainda em circulação na Bahia, com 101 anos de fundação completados no mês de setembro, já vem contribuindo para pesquisadores da Uefs e de outras instituições de ensino através das edições exibidas nos computadores do Museu.

Data

Solange Lins de Albuquerque que aniversária hoje,será homenageada  com um jantar no restaurante do Yacht Clube da Bahia em Salvador, oferecido por um grupo de amigos.

Mesa Brasil

Com um coquetel que será realizado sábado próximo, às 19 horas, no Sesc, o Programa Mesa Brasil  promoverá  o VI Encontro Anual de Parceiros Doares e Instituições Sociais, assim como a prestação de contas.

Paraguassu, 35 anos

Amanhã, às 19 horas, o empresário Antônio Gonzalez Fraiz estará recebendo  convidados e clientes daquela empresa, para  um coquetel comemorativo pelos 35 anos de fundação e atividades em Feira de Santana, da Paraguassu Veiculos, concessionária da Chevrolet.  Na oportunidade estarão   sendo apresentadas  as modernas instalações da empresa , assim como  os sofisticados modelos  Malibu e Camaro, de alta tecnologia mundial, além da nova pic up Montana.

Exposição

Com coquetel na Galeria de Arte Carlo Barbosa, acontecerá exposição do artista plástico Menezes, loguinho às 20 horas. A iniciativa é do Centro Universitário de Cultura e Arte, com curadoria de Ligia Motta.

Sucesso antecipado

Causando expectativa nos meios imobiliários de Feira de Santana, o lançamento do sofisticado Condomínio Ville de Lyon, no  granfino bairro Santa Mônica, pela  Mirante Empreendimentos e que será construído pela Belvedre, de propriedade do empresário Osvaldo Ottan e projeto do consagrado arquiteto Ivan Smarscewsky.  O empreendimento é sucesso antecipado, pois mesmo antes do lançamento já tem vendidos quarenta por cento dos apartamentos.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3092 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]