Laboratórios são comunicados sobre medicamentos vencidos. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Descarte deve ser feito pelos laboratórios

Laboratórios fornecedores de produtos farmacêuticos que abastecem o almoxarifado do Hospital Inácia Pinto dos Santos – O Hospital da Mulher – já haviam sido comunicados sobre a necessidade de recolhimento de produtos com datas de validade vencidas. O material para descarte foi separado por lote em sala isolada, evitando qualquer utilização indevida por pacientes da unidade hospitalar.

A diretora administrativa do Hospital da Mulher, Gilvânia Marques, explica que parte do excedente do estoque foi repassada para unidades básicas de saúde.

“O que não foi absorvido pela demanda já deveria ter sido descartado pelos próprios laboratórios, que são encarregados pelo recolhimento dos produtos, conforme orientação da Vigilância Sanitária”, destacou.

Os produtos com data de validade vencida, conforme Gilvânia Marques, não são descartados no aterro sanitário para evitar contaminação do meio ambiente.

“Enviamos ofício, por e-mail, para os laboratórios, solicitando o recolhimento dos produtos e estamos no aguardo”, explica.

Os produtos farmacêuticos são drenos bio-vac, equipos, fita adesiva cirúrgica micro-porosa, eletrodo, esparadrapo e fita crepe auto-clave. Todo o material faz parte de um saldo de compras realizadas em 2007 e 2008.

As informações foram prestadas, na tarde desta quarta-feira (24/11/2010), pelo diretor administrativo do complexo hospitalar, Raimundo Oliveira Barreiros, durante visita dos vereadores Roberto Tourinho e Marialvo Barreto.

Instituído estatuto da Guarda Municipal

Audiência na Câmara de Vereadores nesta manhã

O estatuto da Guarda Municipal de Feira de Santana já foi elaborado pela Procuradoria Geral do Município (PGM). O projeto institui o novo plano de carreira para a categoria, traz direitos e vantagens, bem como as atribuições dos cargos e funções, a exemplo de coordenador, inspetor, supervisor, comandante e subcomandante.

A Associação dos Guardas Municipal pretende, agora, discutir o estatuto em audiências públicas realizada na manhã desta quinta-feira (25), na Câmara de Vereadores.

O prefeito Tarcízio Pimenta recebeu o presidente da entidade, Marcos Vinícius Alves, e ressaltou que trata-se de uma das primeiras instituições na qual se executa um estatuto.

De acordo com o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Feira de Santana, Marcos Vinicius Alves, a categoria vai solicitar algumas alterações no documento.

Concluída pavimentação de ruas da Queimadinha

Intervenção no bairro concluída nesta quarta-feira

As ruas Ceará, Rio Grande de Norte e Pernambuco, no bairro Queimadinha, estão totalmente pavimentadas com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Os trabalhos foram concluídos nesta quarta-feira (24) e foram utilizados cerca de 900 toneladas de CBUQ nos 433 metros quadrados das ruas.

Para os moradores da rua Ceará, a pavimentação representa progresso em diversos benefícios. “Ficou bom demais, pois diminui a poeira e nos ajuda muito”, disse o aposentado Reginaldo Vidal.

A técnica de enfermagem e moradora da rua Ceará, Jocelina Ferreira, também aprovou a iniciativa. “Gostei muito do trabalho, só precisamos de mais um quebra mola por causa das crianças”, pontua.

Vendedor de lanches, Maria do Socorro Ferreira, declara que as condições da rua melhoraram sensivelmente. “Melhorou bastante porque não tem mias poeira na rua”, afirma.

Solidariedade a família de Edmundo Carvalho

Prefeito e secretário de Comunicação lamentam morte

O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta e o secretário de Comunicação Social, Edson Borges, lamentam a morte do radialista Edmundo Carvalho, 66 anos, ocorrida nesta quarta-feira (24). Ele faleceu no Hospital Salvador, vítima de um Aciente Vascular Cerebral(AVC).

O radialista dedicou 50 anos de sua vida à carreira de comunicador, com passagens como narrador esportivo, repórter, apresentador e produtor em emissoras de rádio de cidades como Feira de Santana, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro.

Em 1972 foi eleito o jornalista do ano como repórter da Rádio Nacional de Brasília. Atuou como correspondente da revista Placar nos anos 80 e da Voz da América(emissora de rádio com sede nos Estados Unidos) até meados dos anos 90.

O prefeito Tarcízio Pimena considera a morte do radialista uma grande perda. “Abre-se uma grande lacuna n comunicação da Bahia e do Brasil”, disse.

O corpo do radialista Edmundo Carvalho será sepultado na tarde desta quinta-feira (25), às 14h30, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Quartas Ambientais discutem destino de resíduos

Tema central foi “Política Nacional de Resíduos Sólidos”

Aspectos importantes sobre gestão de resíduos de construção e demolição foram abordados na sexta edição do projeto Quartas Ambientais, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O evento teve como tema central “Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

Durante a explanação do tema, a professora de Engenharia Civil da Uefs, Mônica Batista, chamou a atenção para a quantidade expressiva de pontos de descarte de resíduos irregulares na malha urbana do município de Feira de Santana. Os dados apresentados é uma extrapolação de um resultado de pesquisa realizado em 2003.

“Temos 1.300 pontos de descarte inadequados. A Prefeitura realiza o trabalho de limpeza, mas não adianta, no mesmo dia os pontos voltam a ser utilizados para o mesmo fim”, pontuou. A professora destacou, ainda, aspectos da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Após finalização da palestra, foi montada uma mesa redonda com a participação do físico Denilton Salomão Souza, que abordou o subtema “Gerenciamento de Resíduos no Aterro Sanitário” e da representante da sociedade civil, Luciene Vitória, que apresentou os resultados do projeto “Recicla Zona Rural”, desenvolvido no distrito de Maria Quitéria.

Para o diretor do Departamento de Educação Ambiental, Horácio Amorim, as discussões promovidas pelo projeto Quartas Ambientais estão atingindo o objetivo. “Nosso intuito é propor reflexões sobre cada tema debatido, pois isso pode resultar em ações que contribuam para que o ambiente em que vivemos se torne melhor, mais prazeroso e sadio”, afirmou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]