Jonas Paulo emite nota em resposta ao jornalista Samuel Celestino

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em resposta aos comentários inflamados e equivocados do Jornalista Samuel Celestino, publicados no site: Bahia Noticias, de 23 novembro de 2010, o presidente estadual do PT baiano, Jonas Paulo, afirma: É isso mesmo!

Quando entrevistado, respondi o que é real: desagrada a saudosistas? Paciência… Mas, a Bahia não pode ser apenas produtora de commodities, levando em consideração que só se industrializa investindo em infra-estrutura e logística – oferta hídrica, energética, rodovias, ferrovias, portos e tecnologia – algo que onde não houve no governo passado.

A Bahia é o segundo produtor nacional de algodão, no entanto, possui apenas uma Indústria de Fiação que não se amplia por falta de água e energia, mas abastece a Indústria Têxtil Catarinense.

Diante desse quadro, nosso governo teve que implantar Pequenas Centrais Hidrelétricas (PHCs), termoelétricas, gasodutos e adutoras para poder desenvolver a agroindústria e os pólos de mineração, contratar projetos de ferrovias, rodovias e portos, para consolidar os pólos regionais produtivos e os corredores de escoamento.

No mais, trata-se do PIB de 2008, impactado sim, Senhor, pelos governos até 2006. Mesmo assim, a Bahia cresceu 5,2%, igual a média nacional e Santa Catarina cresceu apenas 3,1% no mesmo período.

A diferença é o nível de preço que oscilou positivamente para Santa Catarina (14%) – por força de produtos com valor agregado- enquanto que a Bahia 6%, por se tratar de produção de commodities que tiveram o preço internacional impactados. De resto, são firulas e ódios semeados desde novembro do ano passado, quando prenunciamos através de pesquisas internas a nossa vitória no primeiro turno, que se confirmou em todas as pesquisas até as urnas.

*Com informação de Jonas Paulo

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]