Estado terá R$ 40 milhões para turismo náutico em 2011

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Recursos da ordem de R$ 40 milhões serão investidos no turismo náutico na Bahia em 2011. A informação é do representante do Ministério do Turismo, Walter Garcia, que participou, nesta sexta-feira (26/11/2010), da abertura do 1º Fórum Náutico Internacional de Cairu, em Morro de São Paulo. Ele disse também que a implantação de novas marinas no litoral baiano será facilitada depois da mudança da legislação, ocorrida em junho deste ano.

Participaram da solenidade, a vice-governadora de Charente Maritime, na França, Dominique Morvant, os secretários estaduais do Turismo, Antonio Carlos Tram, e da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin, e o prefeito de Cairu, Hildécio Meireles.

O Fórum, que será encerrado, neste sábado (27), com a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o município de Cairu e o Departamento de Charente Maritime, é o primeiro passo para a criação de uma política de investimentos no turismo náutico de Cairu, único município-arquipélago do País.

“Acredito que o turismo náutico terá um grande impulso em 2011. A Bahia e o Brasil estão preparados para dar o grande salto no setor, com o estabelecimento de um circuito náutico e a implantação de 10 marinas no nosso litoral”, disse o secretário Roberto Benjamin. O secretário Antonio Carlos Tram concordou e apontou o potencial de geração de emprego do setor. “Somente a manutenção de um barco gera entre três e quatro empregos diretos, enquanto a construção de um deles pode empregar mais de sete pessoas”.

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria Naval e Portuária (Seinp), está desenvolvendo o Programa Integrado para Criação, Adequação e Melhoria da Infraestrutura Náutica de Lazer e Serviços, que contempla a construção e implantação de estruturas de apoio náutico, marinas em seco e na água.

“O nosso objetivo é que o circuito náutico, que ligará Salvador ao extremo sul, possua uma marina a cada 30 milhas náuticas. São empreendimentos que vão gerar lazer, negócios, emprego e renda”, explicou Benjamin.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111120 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]