Depoimento de Tom sobre Mala Preta na Corregedoria da Câmara é questionado por Marialvo. Leia esta e outras notícias da CMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O vereador Marialvo Barreto (PT), hoje (24/11/2010), durante seu discurso na Casa da Legislativa, considerou vaga a declaração do líder da bancada governista, vereador Ewerton Carneiro – Tom – (PTN) em seu depoimento na Corregedoria da Câmara a despeito da acusação que fez na mídia local sobre a existência de “mala preta” nas dependências da Câmara com a finalidade de comprar votos em favor de candidato ao cargo de presidente da Casa.

Para Marialvo, o líder da bancada governista foi contraditório em seu depoimento. “O vereador Ewerton Carneiro disse aqui que quando fosse ouvido na Corregedoria, ele colocaria vírgula, ponto e vírgula e exclamação, isto é, contaria tudo. Eu pensei que o arrojado vereador era um leão, no entanto, quando chegou na Corregedoria virou um gato, faltou coragem”, declarou o petista, salientando que o vereador Tom disse no relatório que jamais afirmou existir tal “mala preta”, apenas ouviu burburinhos nos corredores da Câmara sobre a existência de compra de votos.

Na opinião de Marialvo, as denúncias têm que ter fundamentação. “Se ele ouviu burburinhos, ele não disse quem falou. Por conta disso, ficou a Casa com a história da ‘mala preta’, todo mundo perguntando. Jogou a ‘mala’ na mão dos vereadores, tirou o corpo fora e prejudicou a Casa, observa.
Em aparte o presidente da Casa Legislativa, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM), disse que, ontem, mediante uma reunião da Mesa Diretiva com a Corregedoria, ficou decidido que o vereador Ewerton Carneiro terá que se retratar devido ao desgaste gerado à imagem do processo eleitoral do Poder Legislativo local. “Se o edil não fizer isso, ele será advertido publicamente pela Mesa Diretiva da Câmara”.

Em seguida, o corregedor da Câmara, vereador Roque Pereira (PT do B), ressaltou que a Corregedoria cumpriu o seu papel agindo em conformidade com o Código de Ética e Decoro Parlamentar. “Se alguém errou foi o vereador Tom. Ele foi quem criou o fato, em vista disso, ele tem que vir aqui se retratar. Deve ter humildade, pedir desculpas perante a imprensa e à população, em relação à entrevista infeliz que concedeu”.

Alcione Cedraz declara apoio ao vereador Antônio Francisco Neto para presidência da Câmara

O vereador Alcione Cedraz anunciou na sessão desta quarta-feira (24) o seu apoio à candidatura do colega Antônio Francisco Neto (Ribeiro) para a presidência da Câmara Municipal. A sucessão do atual presidente, Antônio Carlos Ataíde, está prevista para o dia 15 de dezembro. Ex-presidente da Casa em dois biênios, Alcione é um dos vereadores mais experientes da atual legislatura, com quatro mandatos consecutivos.

“Já havia assumido esse compromisso. Não sou de voltar atrás. Vou votar com Vossa Excelência com muita honra, para que possa presidir esta Casa no próximo biênio”, disse ele, ao informar que chegou a ser procurado por outro pretendente à presidência da Casa da Cidadania.

Alcione ressaltou que outros colegas reúnem, também, possibilidades de conduzir a Câmara. “No entanto, o vereador Antônio Francisco Neto, como um dos mais antigos da Casa, possui todas as credenciais e merece assumir o cargo”, afirmou.

O candidato declarou que está sensibilizado com o apoio manifestado por Alcione. “Estou agradecido. É importante contar com os colegas, principalmente com alguém do nível de Alcione, um ex-presidente que honrou esta Casa com um grande trabalho”. Lembrou de um entendimento político feito com Alcione, quando este foi candidato à presidência. “Ele me pediu o apoio. E eu o ajudei, votando nele”.

O vereador Marialvo Barreto falou de uma reunião do PT para tratar da eleição da Câmara. “Não temos posição fechada. Há interesse do partido de vir a compor a Mesa. Vamos amadurecer o processo. O presidente do partido deverá se manifestar em breve sobre o assunto”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116818 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.