Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 12 de novembro de 2010

Antônio José Larangeira
Antônio José Larangeira

Cesar Romero, 40 anos

Para comemorar quatro décadas como artista visual, César Romero abriu sua mostra solo BRamante – 40 anos – Pinturas”, sexta feira ultima no Palacete das Artes Rodin Bahia. A mostra, que fica em cartaz até 05 de dezembro, reúne 40 pinturas inéditas, feitas especialmente para esta exposição comemorativa. BRamante já esteve em cartaz na Europa e em vários estados brasileiros.Por BRamante, o feirense César Romero recebeu o Prêmio Mario Pedrosa destinado a artista contemporâneo, pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) em 2008, resultado desta exposição no ano anterior no Museu Brasileiro da Escultura – MUBE – em São Paulo. O Prêmio Mario Pedrosa é a maior distinção anual dada a um artista brasileiro por especialistas de todo país.

Seminário de Educação

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (Gepee) da Universidade Estadual de Feira de Santana  realiza, em 24 e 25 de novembro, o 3º Seminário de Educação Inclusiva. O evento tem o objetivo de promover o diálogo entre pesquisadores e estudiosos das áreas de educação e saúde, contribuindo para  a construção de uma escola inclusiva, além de socializar resultados de pesquisas e experiências no campo da educação especial.    O Seminário conta com o apoio do Departamento de Educação da Uefs e vai abordar o tema Inclusão, Saúde e Educação: Diversos Olhares.  Serão realizadas palestras, mesas redondas, comunicações orais (eixos temáticos) e relatos de experiências. As atividades serão no Auditório Central e no Anfiteatro, localizados no campus da Uefs.

Bar em bar

Para aqueles que aguardavam por novidades gastronômicas em Salvador, o momento é de aproveitar. Começo quinta ultima em 38 bares e restaurantes da capital baiana o Festival Bar em Bar, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Entre as delícias oferecidas até o dia 5 de dezembro, pratos que vão do excêntrico ao tradicional como o caldo de carangodé afrodisíaco, o galeto ao Primo Canto, a picanha na pedra e polvo na chapa com cartoccio de camarão. Em sua quarta edição, o Bar em Bar traz o tema “Tão democrático que agrada quem prefere à direita, à esquerda ou o balcão” e tem a proposta de criar um clima de descontração nos estabelecimentos participantes. O festival é interativo e possui um site na internet (www.barembar.com.br) para consulta sobre bares participantes e envio de sugestões e críticas. Falta a a Abrasel se lembrar de Feira de Santana.

Vigilancia

Para atender as diversas unidades escolares do município, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana contratou  através de licitação a empresa de Salvador  AVI Consultoria e Serviços de Segurança para fazer vigilância armada, por . R$ 5.5 milhões.

Encontro

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), na cap, está sediando o IX Encontro do PROLER Salvador e o III Encontro Gestão Fundação Pedro Calmon fruto de uma próspera parceria entre a Fundação Pedro Calmon – FPC/SECULT e PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura). Promovido pelo Comitê do PROLER Salvador, coordenado por Rosane Rubim, também diretora da BIML, o evento está sendo realizado de ontem até hoje e trará para discussão o tema “Leitura, Memória e Cidadania”.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3072 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]