Brasileiras ainda são minoria em cargos de chefia

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Pesquisa sobre gênero nas 500 maiores firmas do país sugere que apenas 14% dos postos de direção são ocupados por mulheres; estudo apoiado pela ONU baseou-se em dados do Ibge e de instituições privadas.

O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade de gênero em cargos de chefia.

Uma pesquisa do Ibge, apoiada pelas Nações Unidas e pelo Instituto Ethos, revela que apenas 14% dos postos de direção das empresas são ocupados por mulheres.

Níveis

O “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas” analisou a situação de todos os níveis hierárquicos das companhias.

Segundo o estudo, mesmo em outros cargos de responsabilidade, a participação feminina é baixa, e certamente inferior à quantidade de mulheres na sociedade brasileira, que é de 51%.

Os detalhes da pesquisa serão divulgados nesta quarta-feira em São Paulo.

Ações Afirmativas

Outras variantes do estudo são a participação em cargos de chefia levando em conta raça, faixa etária, tempo de serviço e instrução.

A pesquisa analisa os resultados de políticas de ações afirmativas e da situação de pessoas com deficiência, negros, mulheres e profissionais com mais de 45 anos.

Entre os patrocinadores institucionais estão a Fundação Interamericana e a ONG Atletas pela Cidadania.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]