Brasil, Colômbia e Peru se unem contra crimes na fronteira amazônica

Mapa do Mundo.
Mapa do Mundo.
Mapa do Mundo.
Mapa do Mundo.

Brasil, Colômbia e Peru anunciaram nesta sexta-feira (26/11/2010) a intenção de combater conjuntamente todos os delitos na fronteira amazônica comum, no encerramento de dias de exercício militar dos três países na cidade colombiana de Leticia.

Os ministros da Defesa da Colômbia, Rodrigo Rivera, e do Peru, Jaime Thorne, assim como altos comandantes militares do Brasil, se reuniram em Leticia, porto fluvial sobre o rio Amazonas, ao fim de vários dias de manobras conjuntas de suas forças militares.

Unidades oficiais dos três países realizaram um exercício militar combinado de luta contra a guerrilha e toda a classe de delitos, no marco da integração regional no chamado Bracolper 2010, assinalaram fontes colombianas à Agência Efe.

Segundo as fontes, a ideia é que “se possa trabalhar conjuntamente quando houver uma situação real”.

Os esforços são voltados a enfrentar terroristas, contrabandistas, traficantes de armas e de drogas, com cada país exercendo o controle a partir de seu próprio território, precisaram as fontes.

Na região amazônica colombiana atuam frentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e grupos narcotraficantes, enquanto outras redes de traficantes de armas utilizam corredores como rotas para sua mercadoria.

Os três países exercerão a partir de agora um controle efetivo em suas selvas e rios que são utilizados pelos criminosos.

As operações da Bracolper incluíram treinos de unidades terrestres, aéreas e fluviais dos três países.

*Com informação de Deutsche Welle.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112725 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]