Bahia sedia Fórum Naútico Internacional desta sexta até domingo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Empresários do setor náutico e de turismo do Brasil e do mundo se reúnem com gestores dos governos federal, estadual e municipal durante o 1º Fórum Náutico Internacional, que começa, nesta sexta-feira (26), em Morro de São Paulo, para discutir a ampliação do potencial turístico, o desenvolvimento sustentável, importação e as novas oportunidades de investimentos no setor na Bahia.

O evento, que prossegue até domingo (28), pretende ainda criar uma política de investimentos na região, para ajudar no desenvolvimento e na ampliação das potencialidades de Cairu, único município arquipélago do País.

“A Bahia está num momento propício para reunir todas as suas forças, buscando o reconhecimento e o real valor da Baía de Todos-os-Santos. E que esta iniciativa sirva de exemplo para outras baías e localidades onde a náutica é oferecida de graça pela natureza”, explica o secretário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin.

Estudos realizados pelo Ministério do Turismo apontam que o turista que chega de barco aos destinos, consome cinco vezes mais do que aquele que chega de avião. Além disso, a construção de um barco gera 7,4 empregos. O segmento náutico é uma excelente oportunidade para geração de negócios, principalmente no baixo sul, com 100 quilômetros de praia e características perfeitas para o velejar como águas calmas e ventos fortes.

Polo Náutico

O Governo do Estado, por meio da Seinp, viabiliza o Programa Integrado para Criação, Adequação e Melhoria da Infraestrutura Náutica de Lazer e Serviços (Proinfra), que contempla a construção e implantação de estruturas de apoio náutico, Marinas em seco e na água.

O objetivo é viabilizar e intensificar o fluxo de embarcações que navegam no estado, gerando emprego, renda e novas oportunidades de negócios. O circuito náutico ligará Salvador até o extremo sul da Bahia, com a distância média de 30 milhas náuticas de uma Marina para outra, totalizando cerca de 10 Marinas. A proximidade das Marinas possibilitará que as embarcações percorram pequenas distâncias e cheguem a seu destino com segurança.

Os empreendimentos vão gerar lazer, negócios, emprego e renda. O local não será um equipamento fechado e restrito como um clube. Elas serão feitas justamente para atrair as pessoas com bares e restaurantes instalados no local.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115150 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.