Ataque Norte-Coreano contra Corei do sul mata 1 soldado

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Seul, 23 novembro de 2010 (EFE).- Pelo menos um soldado sul-coreano morreu nesta terça-feira num ataque da Coreia do Norte com fogo de artilharia contra uma ilha da Coreia do Sul, confirmaram fontes militares de Seul à agência local “Yonhap”.

Além disso, segundo a agência, 13 ficaram feridos entre as fileiras do Exército sul-coreano, alguns em estado grave.

A Coreia do Norte lançou nesta terça-feira um ataque contra a ilha de Yeonpyeong, perto da fronteira marítima entre os dois países no Mar Amarelo. Foram realizadas pelo menos 50 rajadas de disparos de artilharia, contestadas por militares da Coreia do Sul, embora a troca de fogo já tenha cessado.

O Exército da Coreia do Sul se encontra em estado de alerta máximo e já mobilizou caças de combate F-15 e F-16 na região. O presidente, Lee Myung-bak, pediu contenção para evitar uma perigosa escalada da violência.

A Prefeitura de Incheon, responsável administrativa pela ilha, indicou que há quatro civis feridos, enquanto a rede de televisão sul-coreana “YTN” informa sobre um morto, três feridos em estado grave e dez levemente feridos entre membros do Exército sul-coreano. As autoridades pediram aos 1.700 habitantes da ilha, que se encontra a cerca de dez quilômetros de distância do litoral norte-coreano, que evacuem a área, enquanto as imagens de televisão mostram altas colunas de fumaça e casas em chamas.

Os disparos norte-coreanos iniciaram por surpresa às 14h34 local (3h34 de Brasília) sobre a ilha de Yeonpyeong, na zona fronteiriça do Mar Amarelo.

Imediatamente depois, o Estado-Maior sul-coreano enviou uma mensagem telefônica à Coreia do Norte através de uma linha especial para pedir que o vizinho setentrional cessasse os disparos, que não voltaram a se repetir até o momento.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.