A ANTT autorizou à VIABAHIA o início da cobrança de tarifa nas praças de pedágio da rodovia BR-116, no trecho entre Feira de Santana e a divisa

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
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Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprova as obras da VIABAHIA na BR 116 e libera cobrança de pedágio.

A cobrança do pedágio na BR 116 será iniciada à zero hora do dia 07 de dezembro de 2010. As primeiras praças autorizadas pela ANTT a iniciar as cobranças são: Rafael Jambeiro. Brejões, Nova Itarama, Jequie, Planalto e Vitória da Conquista. As unidades serão geridas pela VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A, que administra desde outubro de 2009 o trecho da BR 324 entre Salvador e Feira de Santana, bem como o trecho da BR 116 entre Feira de Santana e a divisa com o estado de Minas Gerais.

A tarifa é calculada de acordo com o contrato assinado com o Governo Federal, que estipula que o valor oferecido no leilão seja corrigido pela variação do IPCA de dezembro de 2005 a dezembro de 2010. Para automóvel o valor é de R$2,80. Os preços do pedágio por categoria de veículo podem ser conferidos na tabela abaixo.

O início da cobrança está de acordo com a Deliberação nº 3606 da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, de 07 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 26 de novembro de 2010. De acordo com a resolução 3606, terão trânsito livre no sistema rodoviário e ficam, portanto isentos do pagamento de pedágio apenas os veículos oficiais devidamente identificados.

O histórico da concessão da BR 116

A rodovia BR 116 passou a ser administrada pela VIABAHIA em outubro de 2009. Nos primeiros seis meses, a concessionária se dedicou aos chamados trabalhos iniciais, cujo objetivo era eliminar os problemas emergenciais da rodovia. Foram priorizados os serviços de limpeza geral da pista e faixa de domínio, restauração do asfalto e dos acostamentos, limpeza das drenagens, recuperação dos dispositivos de segurança existentes, sinalização horizontal e vertical, roçada e capina e reparos dos sistemas elétricos e de iluminação. Já foram investidos R$148.593.809,66 em obras e equipamentos.

Em 1 de abril de 2010, a concessionária começou a oferecer o serviço de Atendimento ao Usuário. Através dos telefones 0800-6000-324 para a BR 324 e 0800-6000-116 para a BR 116, o usuário pode solicitar atendimento médico e mecânico de emergência a qualquer hora do dia. Até a última quinta-feira, 25/11, 26.883 carros e 15.755 ligações no 0800 já haviam sido atendidas. Entre os equipamentos próprios estão: Unidades de inspeção de tráfego, Guinchos leves e pesados, Unidades de suporte avançado, Unidades de resgate, Caminhões pipa e Caminhões de apreensão de animais.

De acordo com a última pesquisa divulgada em 2010 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), houve uma melhoria significativa nas condições da BR 116, se comparada a 2009. Foram avaliados pavimentação, sinalização e geometria da rodovia, que levaram ao índice de “bom” na classificação geral. A avaliação é feita com base na situação das rodovias a partir da perspectiva dos usuários, tanto sobre o aspecto da segurança como do desempenho.

Segundo o presidente da VIABAHIA, Sergio Santillán, o projeto da VIABAHIA para as BRS 324 e 116 compreende a exploração da infraestrutura – prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, conservação –, a implantação de melhorias e a ampliação da capacidade do sistema rodoviário dos trechos. Ele faz questão de frisar que não se trata de uma privatização, que é quando um bem público passa a ser de domínio privado. “Na concessão, a transferência é temporária. Administraremos as rodovias por 25 anos e depois elas serão devolvidas à administração pública. As rodovias continuarão sendo um bem público”, frisa Santillán.

VIABAHIA continua trabalhando

O próximo passo da VIABAHIA na BR 116 é a duplicação da pista, tornando mais segura a viagem de quem passa pela rodovia. A administração da concessionária vai proporcionar ao Estado benefícios que vão muito além do asfalto novo. Ao longo dos anos, será gerado um montante aproximado de R$ 286 milhões de ISS, verba destinada a beneficiar os municípios cortados pelas rodovias. Até o momento, R$ 3.573.953,19 já foram repassados.

Veja, abaixo, a tabela de tarifas, de acordo com as categorias dos veículos

BR 116
Categoria Tipos de veículos Valor da tarifa
1 Automóvel, caminhonete e furgão 2,80
2 Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla 5,50
3 Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus 8,30
4 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 11,10
5 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 13,90
6 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 16,60
7 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 19,40
8 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 22,20
9 Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 24,90
10 Automóvel com semi-reboque e caminhonete com semi-reboque 4,20
11 Automóvel com reboque e caminhonete com reboque 5,50
12 Motocicletas, motonetas e bicicletas moto 1,40

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

BR 324 0800-6000-324
BR 116 0800-6000-116

Sobre a Viabahia

A VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A é formada por três fortes grupos empresariais do Brasil e do exterior, todos com larga experiência em rodovias e engenharia pesada. São eles: Isolux Corsán Concesiones, uma das maiores empresas espanholas do setor de Engenharia, Construção, Concessionárias, Serviços e Energia Renováveis;Engevix, líder no segmento de engenharia consultiva do Brasil que atua nos setores públicos e privado nas áreas de energia, óleo, gás, petroquímico, indústrias de base e infraestrutura; e o Grupo Encalso, que atua em projetos de engenharia civil pesada, concessionária, incorporação imobiliária e setor agropecuário.

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