Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai desenvolver inventário turístico de Feira de Santana, diz Governo Tarcízio Pimenta

Prefeito Tarcízio Pimenta inaugura novas instalações da Secretaria de Meio Ambiente de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta inaugura novas instalações da Secretaria de Meio Ambiente de Feira de Santana.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Divisão de Turismo, irá desenvolver a inventariação turística de Feira de Santana. As demais secretarias do Município serão parceiras na elaboração do inventário, que consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos, bem como da infraestrutura de apoio ao turismo.

Os dados serão instrumentos base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

De acordo com a chefe da Divisão de Turismo, Flávia da Silva Aguiar, o inventário da oferta turística tem o objetivo de funcionar como equipamento de consulta para o poder público, estudantes, empresários e pesquisadores.

“Serão catalogados hotéis, igrejas, farmácias, postos de combustíveis, bares, restaurantes, dentre outros estabelecimentos. Após a inventariação teremos dados concretos para criação do roteiro turístico para Feira de Santana. As informações estarão disponíveis posteriormente no site do Ministério do Turismo”, explica.

Nesta terça-feira (19/10/2010), um seminário irá acontecer para discutir a realização do inventário turístico de Feira de Santana. O encontro será às 9 horas, no Museu Parque do Saber. A palestrante será Mariana Lacerda.

Meio Ambiente em nova sede; Prefeito inaugura novas instalações da Secretaria de Meio Ambiente 

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais já está funcionando em novas instalações, na rua Leolinda Bacelar, 224, bairro Kalilândia. Em espaço mais amplo e confortável, a sede foi inaugurada pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta segunda-feira (18/10), visando acompanhar a ampliação dos serviços oferecidos à comunidade feirense.

Ao descerrar a placa inaugural, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a missão da Secretaria com os novos investimentos. Lembrou que as melhorias, com oferta de instalações mais amplas, também contemplaram as secretarias de Habitação, de Educação, de Desenvolvimento Urbano e a de Desenvolvimento Social. “Essa rearrumação visa atender melhor o cidadão”, frisou.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antônio Carlos Coelho, observou que a transferência da Secretaria para uma sede mais ampla atende ás necessidades em função da implantação da gestão ambiental compartilhada. “Hoje a emissão do licenciamento ambiental não leva mais de 30 dias, enquanto antes era entre quatro até seis anos”, ressaltou.

Conselheiro do Conselho Municipal de Meio Ambiente, frei José Monteiro Sobrinho abençoou o ambiente e lembrou a necessidade do homem estar sempre integrado ao meio ambiente. “Não somos senhores e donos da natureza, somos parte dela”, disse, ao orar o Pai Nosso. Em seguida, o vereador e deputado estadual eleito José de Arimatéia também pronunciou uma mensagem bíblica, ressaltando a importância de “se orar e da presença de Deus em nossas vidas.

Diversidade cultural no Vozes da Terra; Final será dia 30 de outubro, no Maestro Miro 

A diversidade cultural, presente em diferentes estilos musicais, marcou as duas semifinais do Festival de Música Vozes da Terra, que alcançou este ano a 10ª edição. Xote, forró, samba, MPB, pop e rock estiveram presentes nas apresentações dos intérpretes nas eliminatórias, realizadas no sábado (16/10) e neste domingo (17/10), no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro.

Na eliminatória deste domingo, mais 15 intérpretes se apresentaram: Guymeo Jumonji, com “Voa com os Pássaros”; Matheus Salles, com “Cinderela dos Sonhos”; Deivdsom Wagner, com “África, o Brasil Te Espera”; Zak, com “Esperança no Sertão”; Leide Moreno, com “Toque Sanfoneiro”; Gilmar Alves, com “Esperar por Você”; Marcos Sena, com “Poesia de Vendedor”; Ramon Lima, com “Vai Chover”; Marriete e Franklin Maxado, com “De Você e De Nós”; Jorge Raimundo, com “Canto de Decisão”; Rik Moreira, com “Olhe nos Meus Olhos”, Bee, com “Poema a Mais”; Marcel Torres e Camila Gonçalves, com “Beduíno”; Galeguinho, com “Lembranças”; e Lima de Sá, com “Em Transemanentes Ares”.

O candidato Jorge Raimundo ressalta a emoção de ter sido classificado para as semifinais. “Estar entre os 30 finalistas é um privilégio muito grande. Me inscrevi em algumas das edições anteriores, mas infelizmente não fui selecionado. No Festival, temos a oportunidade de mostrar ao público feirense a diversidade cultural e linguagens musicais que existem na nossa cidade”, destaca.

Para Guymeo Jumonji, festivais de música ajudam a abrir portas para os participantes. “Grandes nomes da música popular brasileira, como Elis Regina, Chico Buarque e Djavan foram descobertos em festivais. Participar de eventos como este, enriquece o currículo de um músico”, avalia. A grande final do Festival de Música Vozes da Terra acontecerá no dia 30 de setembro.

Reciclagem de agentes de trânsito continua;  Curso tem carga horária de 80 horas e deve durar um mês 

Na segunda semana de aula do curso de capacitação, os agentes de trânsito e fiscais de transporte receberam orientações acerca da Legislação de Trânsito, segundo módulo estudado pela turma. As aulas teóricas da disciplina são ministradas pelo instrutor Denílson Carneiro. A primeira turma a participar da capacitação, promovida pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), é formada por 21 alunos.

De acordo com a coordenadora da Escola Pública Municipal de Trânsito (Eptran), Analu Iglesias, o curso está sendo destinado também aos guardas municipais e policiais militares. “Além de proporcionar a reciclagem de todos os agentes de trânsito e fiscais de transporte, iremos disponibilizar algumas vagas para a guarda municipal e polícia militar, porque entendemos que eles também precisam adquirir novos conhecimentos”, ressalta.

O curso tem carga horária de 80 horas e aproximadamente um mês de duração, com aulas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. Ao encerramento do conteúdo programático, uma nova turma será formada. “Nossa previsão é de iniciar o curso com uma nova turma já no início do mês de novembro. Temos que manter os profissionais trabalhando nas ruas, por isso não é possível capacitar todos de uma única vez”, esclarece.

Os próximos módulos que serão estudados nas duas semanas que antecedem o término do curso são “Primeiros Socorros” e “Operações de Trânsito”. As aulas realizadas na primeira semana de curso abordaram “Educação Emocional” e foram ministradas pela professora Maria da Conceição Correia. O curso de capacitação é desenvolvido na Eptran, situada na Rua Leolinda Bacelar, 464, bairro Kalilândia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120791 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.