Seagri viabiliza crédito assistido ao agricultor familiar e Bahia participa este mês da Expo Xangai

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Englobar o maior número de agricultores familiares da Bahia no programa Crédito Assistido, identificar as reais demandas das cadeias produtivas do estado e erradicar o endividamento dos mesmos junto ao Banco do Nordeste. Essas são metas da Secretaria da Agricultura, (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), discutidas nesta quinta-feira, (14/10/2010), durante reunião realizada no Centro de Treinamento da Empresa, com 20 articuladores das cadeias produtivas do estado, com as presenças do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, e o presidente da EBDA, Emerson Leal. Os pontos mais discutidos da programação foram o desenvolvimento de um planejamento estratégico e o orçamento de R$ 1,033 milhão destinado ao projeto Crédito Assistido.

O secretário Eduardo Salles destacou a importância da estruturação da agricultura familiar no estado, e lembrou que para tanto está sendo elaborado o planejamento estratégico para os próximos 20 anos. Também lembrou da necessidade de todas famílias de agricultores familiares serem contempladas com os programas sociais nos âmbitos federal, estadual e municipal.

“Nosso intuito é capacitar, através de acompanhamentos técnicos dos profissionais da EBDA, o agricultor familiar para que possa, com o resultado da sua produção, honrar seus compromissos junto às instituições financeiras que incentivam a agricultura familiar, como também escoar o excedente da sua produção. Estou indo para a China para divulgar os produtos oriundos da agricultura familiar da Bahia, para abrirmos novos mercados de consumidores” afirmou Salles.

Segundo Emerson Leal, a Bahia já conseguiu beneficiar 43 mil agricultores com o programa Crédito Assistido, inclusive com o acompanhamento dos técnicos da empresa através da assistência técnica, extensão rural e emissões das Daps, documento que habilita o agricultor a participar dos programas sociais.

“É da nossa competência direcionar o crédito para cada região, já que as mesmas possuem características singulares, também acompanhamos se esses créditos estão sendo bem utilizados, o que evita a má utilização dos recursos, consequentemente baixa produção e o inevitável inadimplemento por parte dos produtores” concluiu Leal.

Dentro dessa vertente a EBDA vem intensificando a capacitação dos seus técnicos, através de cursos, palestras e treinamentos, para que esses repassem os conhecimentos necessários a todos aqueles que estão na ponta das cadeias produtivas, o agricultor familiar.

Bahia participa este mês da Expo Xangai 

Para potencializar a participação da Bahia na Expo Xangai, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Salvador, Embaixada do Brasil em Beijing e o Consulado do Brasil em Xangai, organizou o “Seminário de Oportunidades de Investimento da Bahia”, que se realiza nestas segunda e terça-feira (18 e 19), no Howard Jonhson Plaza Hotel, em Xangai.

Durante os dois dias do seminário estão previstas a participação de empresários e investidores, que assistirão palestras sobre oportunidades de investimento no estado nas áreas Copa do Mundo 2014, Agronegócios, Energias Renováveis, Infraestrutura, Indústria Automotiva e Metal Mecânica.

A delegação baiana viajou para a China nesta quinta-feira (14). O governador do Estado, Jaques Wagner, será representado pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles, e o secretário extraordinário da Copa, Ney Campelo, apresentará as oportunidades de investimento para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

O evento, que conta ainda com a participação da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), é o terceiro maior de impacto cultural e econômico no mundo, perdendo apenas para as Olimpíadas e a Copa Mundial de Futebol. Nos seus seis meses de duração (1º de maio a 31 de outubro), a expectativa de comparecimento é de aproximadamente 70 milhões de pessoas de diversas partes do mundo. A última Expo aconteceu em 2008, na cidade de Zaragoza, na Espanha.

Para a semana do seminário baiano, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) organizou apresentações culturais, com atrações como Ilê Aiyê, Baiana System e performances de DJs com os carrinhos de café. Além disso, estão previstas visitas às empresas Shandong Gold-Mining e a Jin And Steel Co Ltd, com um encontro com a Shandong Shengdetai Food Co. Ltd, onde está sendo articulado a exportação de frutas processadas no Vale de São Francisco.

Histórico – Sediada pela primeira vez em 1851, no Cristal Palace, em Londres, a Expo foi idealizada pelo Príncipe Albert, marido da Rainha Victoria. A partir de 1928 passou a ser organizada pelo Bureau International des Expositions (BIE).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.