Salvador: FACOM debate biodversidade e desenvolvimento sustentável

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Cientistas, movimentos sociais, jornalistas e estudantes aprofundam olhar sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

No atual cenário de manifestações públicas massivas sobre a necessidade de mudança da pauta política ambiental brasileira, a coordenação do curso de Jornalismo Cientifico e Tecnológico da Facom – Faculdade de Comunicação da UFBA, contribui com o debate nacional, reunindo pesquisadores, movimentos sociais, jornalistas da mídia especializada e órgãos de pesquisa, no Seminário “Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade – Ciência, Tecnologia e Mídia”.

O seminário, patrocinado pela Fapesb, acontece entre os dias 21 e 22 de outubro de 2010, das 19 às 22 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação, em Ondina, com programação rica, diversa e provocativa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email [email protected]   informando apenas o nome, RG, profissão e instituição. No local do evento também poderão ser feitas as inscrições entre18 às 19 horas, com direito a certificado de participação. O evento tem como parceiros a Fiocruz-Ba, a FTC-Salvador, a Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, a Associação Brasileira de Jornalismo Cientifico e a Faculdade de Comunicação da UFBA.

O evento pretende aprofundar, de forma crítica, transversal, detalhada, através da participação de especialistas renomados e experientes no tratamento e observação cotidianos, o que realmente é o Desenvolvimento Sustentável, tão difundido, marketeado, mas pouco entendido. Contribuem para o enriquecimento dos trabalhos nomes como a doutora em saúde pública, Cilene Victor, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico e diretora de redação da revista Comciência Ambiental; a jornalista Vanja Joice Bispo Santos, do Museu Paraense Emílio
Goeldi; a  jornalista Maiza Andrade, editora de Meio  Ambiente do Jornal  do A Tarde;

o pesquisador Philip Martin Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); a professora e pesquisadora Maria Rejane Lira do Instituto de Biologia da UFBA o engenheiro florestal, Luís Zarref Henrique Gomes Moura, representante de Movimentos Sociais.

Além dos debates haverá uma oficina e uma exposição fotojornalística sobre temas ambientais realizada pelo Movimentos AMA –Amigos do Meio Ambiente  e da RAMA- Rede de Articulação e Mobilização em Comunicação Ambiental.

A coordenadora do curso de Jornalismo Cientifico e Tecnológico da FACOM,  professora Simone Bortoliero, considera o evento uma rara oportunidade para se discutir o valor da informação científica e o papel do jornalista frente à necessidade de democratização e divulgação da informação como instrumento de poder político para as mudanças em pauta.

O evento foi concebido para favorecer a formação dos divulgadores científicos que se interessam por questões ambientais na Bahia e faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que irá se realizar em todo o país entre os dias 18 a 22 de outubro.

Programação 

Dia 21 de outubro

Palestras:

1) Biodiversidade e Mídia Especializada”

Cilene Victor, Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Cientifico e Diretora de Redação da Revista Comciência Ambiental. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação Cientifica pela UMESP-SP. A jornalista Cilene Victor tem sua atuação como pesquisadora no campo do Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico e Ambiental), Divulgação Científica e Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos.

2) “Divulgação Científica em Instituições de Pesquisa – as pautas sobre biodiversidade na mídia brasileira”

Vanja Joice Bispo Santos, jornalista do Museu Paraense Emílio Goeldi que é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência  e Tecnologia do Brasil. Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.

3) A Contaminação por Chumbo na cidade de Santo Amaro-Bahia

Maiza Andrade, jornalista do A Tarde

Dia 22 de outubro 

Palestras

1) “Aquecimento Global, Biodiversidade e Mídia”

Philip Martin Fearnside do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Seu trabalho está centrado nosproblemas ambientais da Amazônia brasileira desde 1974. Realiza pesquisas ecológicas e estudos sobre os impactos e a perspectiva de diferentes modos de desenvolvimento na Amazônia, além das mudanças ambientais decorrentes do desmatamento da região. Segundo o Instituto de Informações Científicas (Thomson-ISI) o pesquisador é o segundo mais citado cientista no mundo na área de aquecimento global.

2) “Resgate e introdução de fauna silvestre: conceito, metodologias e problemas práticos”

Rejane Maria Lira da Silva , professora do Instituto de Biologia da UFBA,Especialista em Venenos Animais pelo Instituto Butantan de São Paulo (1991), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Suas linhas de pesquisa se concentram em: répteis, aracnídeos, toxinologia, saúde ambiental, museus, história e ensino de ciências, educação científica e educação ambiental.

3) “A luta popular e a questão ambiental sob a análise da mídia”.

Luís Zarref Henrique Gomes Moura, Engenheiro Florestal, Especialista em Agroecologia, militante do MST e da Via Campesina. Participante das últimas duas Conferências da Diversidade Biológica da ONU e da Conferência de Copenhagen sobre Mudanças Climáticas.

Atividades 

1 – Exposição foto-jornalística “BIODIVERSIDADE EM FOCO – OLHAR TRANSVERSAL”

Realização: Movimento AMA – Amigos do Meio Ambiente

Data: 21 e 22 de outubro de 2010 ( o dia todo)

Local: FACOM- UFBA

Campus de Ondina, UFBA

2 – OFICINA JORNALISMO AMBIENTAL 

– Jornalista  Liliana Peixinho  – Ativista Socioambiental

Fundadora da RAMA- Rede de Articulação, Mobilização e Comunicação

Ambiental .e do Movimento AMA- Amigos do Meio Ambiente

Contato – 71 – 9938- 0159 – 8759-5927 ( [email protected])

Data: 22 de outubro de 2010

Horário: 14 às 17 horas

Local: Auditório da FACOM

Campus de Ondina , UFBA

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109815 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]