Resultado das Eleições 2010: Estados que elegeram em primeiro turno candidato a Governador

Resultado das Eleições 2010.
Resultado das Eleições 2010.
Resultado das Eleições 2010.
Resultado das Eleições 2010.

Jaques Wagner se reelege no 1º turno governador da Bahia

Atual governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), 59 anos, foi reeleito governador do estado. Com 95,22% das urnas totalizadas até as 22h e 51minutos, ele havia obtido 63,86% dos votos válidos.

Jaques Wagner exerceu três mandatos de deputado federal, o primeiro deles em 1990. Tornou-se governador do estado em 2002. Posteriormente, foi ministro do Trabalho e, em 2005, tornou-se ministro das Relações Institucionais, ambos os cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2006, foi eleito governador da Bahia no primeiro turno das eleições. Wagner concorre pela coligação “Pra Bahia seguir em frente” (PRB/PP/PDT/PT/PSL/PHS/PSB/PC do B).

Rio Grande do Sul elege Tarso Genro governador no 1º Turno

A maioria dos eleitores gaúchos decidiu que o novo governador do estado é Tarso Genro (PT). Às 20 horas e 38 minutos, apuradas 96,96% das urnas, ele estava matematicamente eleito em primeiro turno com 54,29% dos votos.

Perfil

Tarso Genro, 63 anos, é advogado especializado em Direito Trabalhista. Natural de São Borja (RS), nasceu em 6 de março de 1947 e iniciou sua vida pública aos 21 anos, quando foi eleito vereador em Santa Maria. Em 1986, foi eleito deputado federal constituinte pelo PT. Foi vice-prefeito de Porto Alegre e, depois, prefeito em duas gestões (1993/96 e 2001/02). Em duas ocasiões, concorreu ao governo do estado: 1990 e 2002. No governo Lula, foi ministro da Educação, da Articulação Política e da Justiça.

Ele concorreu pela coligação “Unidade popular pelo Rio Grande” (PT/PR/PSB/PC do B).

Minas Gerais: Antônio Anastasia (PSDB) se reelege governador no primeiro turno

Está matematicamente definida a eleição para o governo de Minas Gerais e Antônio Anastasia (PSDB) foi reeleito governador no primeiro turno, com 62,83% dos votos válidos, quando já estavam apuradas 92,86% das urnas no estado, às 20h22. O candidato do PMDB, Hélio Costa, estava em segundo lugar, com 34,05% dos votos válidos.

Perfil

Antonio Anastasia (PSDB) tem 49 anos e é o atual governador de Minas. Assumiu o cargo em 31 de março deste ano, depois que Aécio Neves se desincompatibilizou para disputar uma vaga no Senado.

No primeiro mandato de seu antecessor foi secretário estadual de Planejamento e Gestão. Com formação acadêmica em Direito e servidor público de carreira, em 1995 foi secretário-executivo do Ministério do Trabalho.

Ele concorreu pela coligação “Somos Minas Gerais” (PP / PDT / PTB / PSL / PSC / PR / PPS / DEM / PSDC / PMN / PSB / PSDB).

Rio de Janeiro reelege o governador Sérgio Cabral em primeiro turno

Sérgio Cabral (PSDB) pode ser considerado matematicamente reeleito como governador do estado do Rio de Janeiro. Ele estava com 65,92% dos votos válidos até as 20h deste domingo, quando mais de 91% das urnas do estado já estavam apuradas. Em segundo lugar estava o candidato do PV ao governo fluminense, Fernando Gabeira, com 21,28% dos votos válidos até o momento.

Perfil

O governador reeleito tem 47 anos e permanecerá como chefe do Poder Executivo estadual até 2014. Cabral é jornalista e já exerceu mandatos de deputado estadual (por duas vezes) e senador. No estado do Rio foi registrada uma abstenção em torno de 17%. Os índices de votos brancos ficaram em torno de 6% e de nulos em 11,5%.

Ele concorreu pela coligação “Juntos pelo Rio” (PP / PDT / PT / PTB / PMDB / PSL / PTN / PSC / PSDC / PRTB / PHS / PMN / PTC / PSB / PRP / PC do B).

Paraná: Beto Richa (PSDB) é o novo governador do estado

A maioria dos eleitores paranaenses decidiu que o novo governador do Paraná é Beto Richa (PSDB). Às 19 horas e 38 minutos, apuradas 98,23% das urnas, ele estava matematicamente eleito em primeiro turno com 52,54% dos votos válidos.

Perfil

Natural de Londrina, Beto Richa tem 45 anos e iniciou a vida pública em 1994, elegendo-se deputado estadual pelo PSDB. Quatro anos depois foi reeleito. Em 2000, foi vice-prefeito de Curitiba e, no primeiro ano de mandato, também exerceu as funções de secretário municipal de Obras. Em 2004, Beto Richa foi eleito prefeito de Curitiba permanecendo no cargo após as eleições municipais de 2008. Sua coligação é formada por

Mato Grosso do Sul: André Puccinelli é reeleito governador em primeiro turno

O resultado das urnas confirmou as pesquisas de intenção de voto que apontavam a vitória em primeiro turno do atual governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. Apurados mais de 96% dos votos no estado, Puccineli está matematicamente eleito com 56,37% dos votos válidos contra 42,11% do segundo colocado, Zeca do PT.

Perfil

Nascido em Viarregio (Itália), André Puccinelli (PMDB), 62 anos, veio para o Brasil com menos de um ano de idade e se formou em medicina pela Universidade Federal do Paraná. Já foi deputado federal e atualmente é o governador do estado do Mato Grosso do Sul. Ele concorreu à reeleição pela Coligação “Amor, trabalho e fé” (PRB / PTB / PMDB / PTN / PR / PPS / DEM / PRTB / PHS / PMN / PTC / PSB / PSDB / PT do B). Ex-prefeito de Campo Grande por dois mandatos (1997 e 2004) foi eleito governador no primeiro turno em 2006.

Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) é o novo governador do estado

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120720 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.