Propaganda eleitoral no rádio e na TV é muito mais importante no Brasil do que na França

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Recomeça nesta sexta-feira no Brasil o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para o segundo turno das eleições presidenciais e governadores, nos nove estados onde os candidatos não conseguiram maioria no primeiro turno. A cientista política francesa Maria Helena Sá Vilas Boas compara a importância da propaganda eleitoral entre a França e o Brasil. Ela acredita que os candidatos a presidente vão aproveitar essa nova fase para redefinir sua imagem.

A importância da propaganda eleitoral no rádio e na TV é muito mais importante no Brasil do que na França, avalia a cientista política francesa Maria Helena Sá Vilas Boas, do Instituto de Estudos Políticos de Lyon. “No Brasil, a campanha eleitoral nos meios de comunicação escritos não tem a mesma recepção pelas características sócio-econômicas. Com isso, as campanhas nos meios eletrônicos são mais importantes”, afirma Vilas Boas.

Maria Helena Sá Vilas Boas acrescenta ainda que, em diversos paises, poucos estudos mostram a influência real da campanha na mídia eletrônica na escolha do voto pelo eleitor. No Brasil, porém, os programas eleitorais no rádio e na TV podem redefinir a imagem dos candidatos, sobretudo agora no segundo turno. “Vimos essa influência na campanha de 2006, quando o Lula mudou a sua estratégia eleitoral entre o primeiro e o segundo turno, tendo um discurso mais à esquerda para ganhar um eleitorado mais largo. E ele fez isso principalmente pela mídia eletrônica”, coloca a cientista política.

Mudanças para o segundo turno

Ao contrario do primeiro turno, cada candidato tem agora o mesmo tempo no horário eleitoral gratuito, dez minutos no período da tarde, às 13h, e outros 10 minutos, às 20h30. No rádio, os programas em bloco serão transmitidos às 7h e ao meio-dia. Os candidatos a governadores terão tempos semelhantes.

Cada candidato terá direito também a 7 minutos e 30 segundos de inserções de no máximo 30 segundos a ser distribuídas pelas emissoras ao longo da programação diária. A propaganda no rádio e na TV acontece até o dia 29 de outubro.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141158 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário