Prefeitura de Feira intensifica o combate ao transporte clandestino de passageiros. Leia esta e outras notícias da PMFS

A visita ao parque da cidaade, inclui orientações sobre os cuidados com o meio ambiente e as ações desenvolvidas no parque em prol da natureza. A visita é acompanhada pelo engenheiro agrônomo Cleiton Gonçalves e a bióloga Lorena Rodrigues.A visita ao parque da cidaade, inclui orientações sobre os cuidados com o meio ambiente e as ações desenvolvidas no parque em prol da natureza. A visita é acompanhada pelo engenheiro agrônomo Cleiton Gonçalves e a bióloga Lorena Rodrigues.


A visita ao parque da cidaade, inclui orientações sobre os cuidados com o meio ambiente e as ações desenvolvidas no parque em prol da natureza. A visita é acompanhada pelo engenheiro agrônomo Cleiton Gonçalves e a bióloga Lorena Rodrigues.

A visita ao parque da cidaade, inclui orientações sobre os cuidados com o meio ambiente e as ações desenvolvidas no parque em prol da natureza. A visita é acompanhada pelo engenheiro agrônomo Cleiton Gonçalves e a bióloga Lorena Rodrigues.

Clandestino tenta atear fogo em viatura da SMTT

Um veículo utilizado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) no combate ao transporte clandestino de passageiros por pouco não foi destruído pela ação audaciosa de um condutor. Francélio Nascimento de Jesus, 28 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (08/10/2010), após tentar atear foco em uma viatura da SMTT.

Francélio Nascimento tentou destruir a viatura, inconformado com a apreensão do veículo Fiesta, vermelho, placa policial LCT-1504, usado por ele no transporte clandestino de passageiros. O veículo dele foi apreendido nesta quinta-feira (07/10), às 19 horas, na rua Geminiano Costa.

A ação do condutor ocorreu na tarde desta sexta-feira, por volta das 14h30. Francélio Nascimento usou um artefato incendiário de fabricação caseira para tentar atear fogo na viatura, mas sem êxito.

Por determinação do secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, diligências foram realizadas nesta tarde, sendo localizado, inclusive, o local onde o condutor teria adquirido álcool para a produção de material. O proprietário do estabelecimento confessou a venda do produto para Francélio Nascimento.

“Vamos agora fazer diligência no sentido de que o condutor seja autuado em flagrante pela autoridade policial. Se houver necessidade irei solicitar ao delegado responsável pelo caso a prisão preventiva dele. Essa atitude visa inibir comportamento desse tipo e garante uma ação profícua e ordeira dos fiscais e agentes que atuam no trânsito da cidade”, disse o secretário.

Francélio Nascimento de Jesus está detido na 2ª Delegacia.

Zona Azul e Central de Controle de Semáforos

Modelo deve ser o mesmo implantado em algumas cidades do Paraná

O Sistema de Zona Azul em atividade em Curitiba e algumas cidades metropolitanas do Paraná, assim como a Central de Controle de Semáforos, estão sendo avaliados para servir de modelo no município de Feira de Santana. O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, está na cidade desde quinta-feira (07/10/2010) realizando visita técnica.

O objetivo é observar a operacionalidade, a sinalização e a coordenação do controle da Zona Azul, além de buscar informações necessárias para a preparação dos servidores da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para que executem o papel de coordenar e fiscalizar a concessionária vencedora do certame público.

O secretário está acompanhado do diretor superintendente de trânsito, Vanderval Menezes, do diretor de transportes públicos, Denilson Santiago dos Santos, e do engenheiro de tráfego, André Fialho. Os três serão responsáveis pela fiscalização geral da execução dos serviços.

“Eles estão com suas atenções voltadas para o senso de organização da sinalização horizontal e vertical de todo o quadrilátero onde a Zona Azul será implantada. O foco está voltado para as questões relativas as 3.500 vagas previstas, assim como à rotatividade do sistema e a carga e descarga”, informa o secretário.

Quanto à Central de Controle de Semáforos, outra medida que o Governo Municipal irá implantar na cidade, o objetivo é humanizar e melhorar a trafegabilidade do município. “Além dos semáforos modernos que já estão sendo implantados em vários pontos da cidade, a Central irá sincronizar todos os equipamentos, dando maior fluidez ao trânsito”, acrescenta.

Segundo o secretário, os equipamentos são dotados de uma tecnologia inteligente que permitem, por exemplo, priorizar a passagem de veículos de transporte público, ambulâncias e carros destinados a defesa social e segurança pública.

PSF do Aviário fica pronto nesta 6ª

Unidades do programa passaram por reforma

Pacientes que utilizam as Unidades I e II do Programa de Saúde da Família (PSF) no bairro Aviário, já desfrutam das melhorias, antes mesmo das unidades serem reinauguradas. Com a reforma, os postos passaram por pintura, construção de bancos na recepção e reparos na rede elétrica, no telhado e em ventiladores, bem como balcões para atendimento na recepção, sala de marcação, SAME e teste do pezinho.

A previsão é encerrar os últimos retoques até esta sexta-feira (08/10), quando será concluída a instalação de uma janela para entregar medicamentos aos pacientes que não passam por consulta na área externa da unidade. Além disso, o PSF vai ganhar novos mobiliários e almofadas para os bancos, acomodando os pacientes de maneira mais confortável.

Quanto ao programa Saúde Digital, a enfermeira Karine Queiroz informa que todos os computadores já foram instalados, restando apenas a implantação de Internet para que o programa entre em funcionamento. Também estão sendo instaladas câmeras de monitoramento.

Com a contratação de mais um clínico geral para o posto, cerca de 200 pessoas estão sendo atendidas diariamente, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Esta unidade disponibiliza para os pacientes os serviços de pré-natal, puericultura, preventivo, hiperdia, dentista, planejamento familiar e consulta médica a hipertensos e diabéticos.

Prefeitura sem expediente nesta segunda-feira

Servidores já estão compensando horário

Não haverá expediente nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (11) em virtude do feriado de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. A Prefeitura fecha nesta sexta-feira (8) e só retorna suas atividades na próxima quarta-feira (13). Os serviços públicos considerados essenciais à comunidade, cuja prestação não admite interrupções, a exemplo das policlínicas e hospitais, não fazem parte desta medida.

Os servidores já estão compensando o horário desde o dia 5, autorizado por Decreto publicado no dia 2 outubro, mediante acréscimo de uma hora na jornada normal de trabalho. A compensação se estende até o dia 18 deste mês.

Já o comércio funciona em horário especial. As lojas ficam abertas até mais tarde nos dias que antecedem o feriado. Neste sábado (09/10), os estabelecimentos funcionam até às 15 horas, e domingo (10/10/) das 9 às 14 horas. No dia 11 de outubro, o comércio fica aberto até às 19 horas e na terça-feira funciona das 9 às 14 horas. O Parque da Cidade abre nesta segunda-feira (11/10) e terça-feira (12/10), das 8 às 17 horas.

Os supermercados funcionam na segunda-feira das 7 às 22 horas e no feriado abrem das 7 às 19 horas. O Centro de Abastecimento, assim como o Campo do Gado Novo, funcionam normalmente na segunda-feira, das 5 às 19 horas e das 4 às 18 horas, respectivamente. Na terça-feira, apenas a parte da Ceasa no Centro de Abastecimento irá funcionar.

O Shopping Boulevard abrirá na segunda-feira (11/10) em horário normal, das 10 às 22 horas e, na terça-feira (12/10), abre em horário especial. As lojas vão funcionar das 14 às 20 horas; a Praça de Alimentação e a Americanas funcionam das 12 às 21 horas e, o Hiper Bompreço, das 7 às 21 horas. O cinema, por sua vez, manterá sua programação normal de exibição.

Os bancos estão em greve; portanto, não há previsão de funcionamento.

Visita orientada no Parque da Cidade

Dia das Crianças atrai muitos estudantes da rede municipal

Crianças e adolescentes de diversas escolas do município estão visitando o Parque da Cidade Frei José Monteiro durante toda esta sexta-feira (08/10). A visita inclui orientações sobre os cuidados com o meio ambiente e as ações desenvolvidas no parque em prol da natureza. A visita é acompanhada pelo engenheiro agrônomo Cleiton Gonçalves e a bióloga Lorena Rodrigues.

Só nesta sexta-feira, 1.050 alunos de nove escolas visitaram o Parque pela manhã. “Três escolas vieram equipadas com refeição para passar todo o dia, mas algumas passaram só a manhã”, informa o diretor do Parque, Marcello Araújo.

As visitas acompanhadas por biólogo e engenheiro agrônomo começaram a ocorrer este mês e foram incrementadas à agenda do Parque devido a demanda em razão do Dia das Crianças. “As escolas nos visitam o ano inteiro, mas neste mês intensificam as visitas com menores de cinco a 14 anos”, declara Araújo.

Além de desenvolver atividades como trilha e pedalinho, as crianças participam de brincadeiras realizadas pela escola, como corrida de saco. Para o estudante, Joanderson Moreira, 9 anos, foi muito bom conhecer o Parque. “Gostei de tudo que encontrei no Parque”, afirma.

As visitas podem ser agendadas através do telefone 3616 5168. O Parque será aberto nesta segunda (11/10) e terça-feira (12/10).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]