Notificação de casos de catapora diminui na Bahia

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O número de casos notificados de varicela, mais conhecida como catapora, na Bahia, caiu pela metade desde 2007. O ano de 2007 apresentou 7.202 casos notificados; 2008 foram registrados 7.020 casos e em 2009 esse número caiu para 3.518. Até outubro deste ano, foram notificados 1.940 casos da doença, o que indica uma expectativa de redução ainda maior das notificações de catapora. Outro dado favorável, é que a Bahia não registrou nenhum óbito pela doença este ano. Para se ter idéia, em 2007, o estado registrou sete mortes ocasionadas pela catapora.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Vigilância à Saúde (Suvisa), não existe surto no estado e a vacina é destinada apenas para situações especiais em que deve ser indicada de acordo com orientações do Programa Nacional de Imunizações: pacientes imunocomprometidos, leucemia linfocítica aguda e tumores sólidos, candidatos a transplantes de órgãos e HIV positivos, assintomáticos ou oligossintomáticos.

A superintendente da Suvisa, Lorene Pinto, explica que a catapora é uma infecção viral aguda contagiosa considerada benigna e, no Brasil, tem acometido principalmente menores de 15 anos. É uma doença mais frequente no final do inverno e início da primavera em todos os estados brasileiros e em cada situação as medidas de prevenção e controle são imediatamente adotadas conforme orientação técnica do Programa Nacional de Imunizações.

Lorene Pinto recomenda que as pessoas com suspeita da doença procurem os serviços de saúde. Os sintomas mais comuns da catapora são lesões de pele, febre, dor de cabeça e coceira pelo corpo. A superintendente finaliza fazendo o seguinte alerta: “consideramos importante os meios de comunicação divulgarem as orientações adequadas de forma a não causar pânico na população”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112784 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]