Eleições 2010 – Bahia: disputa pela vaga de Senador gera expectativa; JGB avalia que o candidato Walter Pinheiro será o mais votado

JGB avalia que o candidato Walter Pinheiro será o mais votado.JGB avalia que o candidato Walter Pinheiro será o mais votado.
JGB avalia que o candidato Walter Pinheiro será o mais votado.

JGB avalia que o candidato Walter Pinheiro será o mais votado.

As pesquisas apontam vitória esmagadora no primeiro turno para o candidato a governador Jaques Wagner (PT), que tem com vice o ex-governador Otto Alencar (PP). A surpresa pode estar no senado. Depois de analisadas as pesquisas de opinião, o Jornal Grande Bahia aponta para uma vitória de Walter Pinheiro (PT) tendo o segundo lugar dividido entre Lídice da Mata (PSB) e César Borges (PR).

Existe uma tendência para que o eleitor vote no nº 13 de cima abaixo, em função da popularidade do presidente Lula e do sucesso econômico do seu governo. As pesquisas apontam votos cristalizados em César Borges e crescimento constante de Walter Pinheiro e Lídice da Mata. Também se entende que o peso de Salvador é elevado e que as pesquisas de opinião não captam bem os votos do interior da Bahia.

Seguindo este raciocínio, se deduz que Walter Pinheiro deverá alcançar até 30% dos votos válidos. O segundo lugar estaria mais para César Borges do que para Lídice da Mata. Enquanto Borges tem boa capilaridade eleitoral no interior da Bahia. Lídice concentra votação na capital e em alguns poucos redutos, como a Chapada Diamantina. Ela pode ser prejudicada pelo fato dos eleitores menos esclarecidos anularem o segundo voto para o senado, votando no 13.

Com número de indecisos elevado, em torno de 27% dos eleitores não decidiram em quem votar para o senado. Um prognóstico preciso é bastante discutível e as urnas podem trazer surpresas de última hora. A vontade soberana do povo vai determinar os próximos representantes do estado no senado da república. Está vontade pode apontar uma série de novos arranjos políticos.

Dois senadores

Amanhã, 3 de outubro de 2010, o eleitor brasileiro é convocado a determinar as forças que governaram o país pelos próximos quatro anos. Nesta eleição o cidadão pode votar em dois candidatos ao senado, de forma distinta. É importante salientar que o cargo de senador da república é majoritário e que possuí oito anos de duração. Portanto, os senadores eleitos na Bahia, terão forte influência nos destinos do estado e em sua representação parlamentar no Congresso Nacional.

Quando você vota, não escolhe apenas um nome. Mas, principalmente, uma ideologia, uma ideia de modelo social a ser defendido. Antes de definir o seu voto, reflita sobre o partido, sobre as propostas e perfil do seu ou candidato(a) ao senado.

Confira os números do instituto de pesquisa Vox-Populi

Pesquisa divulgada neste sábado (2) pelo Instituto Vox Populi, em parceria com o jornal A Tarde confirma, a 24 horas do pleito, indicação de vitória do governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, com 51% das intenções de voto, contra 15% de Paulo Souto e 12% de Geddel Vieira Lima. Luiz Bassuma aparece com 3 pontos. Os demais candidatos não pontuaram.

O segundo levantamento A TARDE/Vox Populi confirma o cenário de empate técnico entre os três candidatos ao senado mais bem colocados nas pesquisas de intenções de votos, embora apresente uma alteração no primeiro lugar. O número de indecisos caiu de 39% em agosto para 27%, mas ainda é suficiente para fazer diferença na eleição.

Com um crescimento de cinco pontos percentuais, o deputado federal Walter Pinheiro (PT) assumiu a primeira colocação, com 18%, e está seguido da deputada Lídice da Mata (PSB), que aparece com 17% de intenções de votos, após um crescimento de sete pontos. O senador César Borges (PR) manteve os 14% de intenções de votos que apresentava em agosto, mas estaria em terceiro lugar por conta do crescimento dos oponentes, empatado com os dois primeiros dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em seguida, aparece o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM), que ampliou em 1% as intenções de votos em relação à primeira pesquisa e estaria com 5% das intenções de votos, seguido pelo vice-prefeito Edvaldo Brito (PTB) e o deputado José Carlos Aleluia (DEM), empatados com 4% de intenções de votos nessa eleição.

Segundo voto – Para o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, o crescimento de Lídice e Pinheiro é sinal de que a estratégia do “voto casadinho” está surtindo o efeito esperado pelo comando da campanha governista. “César Borges tem uma votação muito boa sozinho, mas quase não recebe o segundo voto. Isso está complicando a eleição para ele”, avalia Coimbra.

No primeiro voto, César desponta como opção para 20% do eleitorado, seguido por Lídice da Mata, com 18% e Walter Pinheiro, que teria 17%. Como opção de segundo voto, Pinheiro assume a liderança, com 19% das intenções, Lídice teria 15% e César cairia para 7% das intenções de votos. “A eleição está completamente aberta e vai depender dos esforços na reta final de campanha”, acredita. (Com informações do Jornal A Tarde ).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]