

No dia 9 de outubro de 2010, os visitantes da 1ª Bienal do Livro do Paraná tiveram um encontro marcado no estande da Bahia, onde foi realizado o lançamento do livro Carta ao Presidente – O que deseja o brasileiro no séc. XXI. A obra é organizada pelo jornalista Carlos Souza e traz a visão de diversos escritores e jornalistas, sobre os atuais problemas sociais do Brasil. Entre os temas abordados estão à educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, voto, corrupção, crime organizado e desenvolvimento sustentável.
A característica mais relevante do livro é a singularidade de escritores em levantar uma visão sobre o momento político atual com um texto que não é pretensioso, condenatório nem partidário. “É um verdadeiro exercício de cidadania. A sociedade precisa dialogar com os seus representantes, caso contrário, eles se sentem livres e pensam que estão no poder a serviço dos seus próprios interesses”, diz o organizador.
Carlos Souza também destaca que Carta ao Presidente pode ser uma ferramenta de iniciação política, porque as pessoas poderão a partir de sua leitura despertar para cobrar dos políticos em todas as esferas, seja ela Municipal, Estadual e Federal, os seus direitos que estão garantidos por lei. “Imaginem se a sociedade começar a se manifestar através dos mais diversos meios que as novas tecnologias proporcionam? O povo não pode mais ficar inerte com as questões políticas, precisa se manifestar, sugerir, cobrar, fiscalizar e manter longe do poder os políticos corruptos, através da sua arma secreta, chamada voto”, sugere.
O organizador – Carlos Souza é jornalista e profissional de marketing. Atua na área de assessoria de imprensa e marketing pessoal para escritores, instituições culturais e artistas de modo geral. É também radialista, professor, palestrante e autor do livro Revolução Pessoal – Seu Próximo Desafio. Já participou de mais de dez coletâneas e está incluído como verbete no Dicionário de Autores Baianos da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia e na Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea.
Bienais – A parceria entre a Câmara Bahiana do Livro e a SecultBA, através da Fundação Pedro Calmon, já garantiu uma expressiva visibilidade para a literatura produzida na Bahia em outros eventos literários nacionais como a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em setembro de 2009, a Bienal do Livro de Minas Gerais, em maio 2010 e São Paulo em agosto de 2010. Agora é a vez da região Sul conhecer a literatura contemporânea da Bahia.