Lançado na Bienal do Livro de São Paulo e em Salvador, livro reúne a visão de um grupo de escritores sobre os atuais problemas do Brasil

Carta ao Presidente na Bienal do Livro do Paraná.Carta ao Presidente na Bienal do Livro do Paraná.


Carta ao Presidente na Bienal do Livro do Paraná.

Carta ao Presidente na Bienal do Livro do Paraná.

No dia 9 de outubro de 2010, os visitantes da 1ª Bienal do Livro do Paraná tiveram um encontro marcado no estande da Bahia, onde foi realizado o lançamento do livro Carta ao Presidente – O que deseja o brasileiro no séc. XXI. A obra é organizada pelo jornalista Carlos Souza e traz a visão de diversos escritores e jornalistas, sobre os atuais problemas sociais do Brasil. Entre os temas abordados estão à educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, voto, corrupção, crime organizado e desenvolvimento sustentável.

A característica mais relevante do livro é a singularidade de escritores em levantar uma visão sobre o momento político atual com um texto que não é pretensioso, condenatório nem partidário. “É um verdadeiro exercício de cidadania. A sociedade precisa dialogar com os seus representantes, caso contrário, eles se sentem livres e pensam que estão no poder a serviço dos seus próprios interesses”, diz o organizador.

Carlos Souza também destaca que Carta ao Presidente pode ser uma ferramenta de iniciação política, porque as pessoas poderão a partir de sua leitura despertar para cobrar dos políticos em todas as esferas, seja ela Municipal, Estadual e Federal, os seus direitos que estão garantidos por lei. “Imaginem se a sociedade começar a se manifestar através dos mais diversos meios que as novas tecnologias proporcionam? O povo não pode mais ficar inerte com as questões políticas, precisa se manifestar, sugerir, cobrar, fiscalizar e manter longe do poder os políticos corruptos, através da sua arma secreta, chamada voto”, sugere.

O organizador – Carlos Souza é jornalista e profissional de marketing. Atua na área de assessoria de imprensa e marketing pessoal para escritores, instituições culturais e artistas de modo geral. É também radialista, professor, palestrante e autor do livro Revolução Pessoal – Seu Próximo Desafio. Já participou de mais de dez coletâneas e está incluído como verbete no Dicionário de Autores Baianos da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia e na Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea.

Bienais – A parceria entre a Câmara Bahiana do Livro e a SecultBA, através da Fundação Pedro Calmon, já garantiu uma expressiva visibilidade para a literatura produzida na Bahia em outros eventos literários nacionais como a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em setembro de 2009, a Bienal do Livro de Minas Gerais, em maio 2010 e São Paulo em agosto de 2010. Agora é a vez da região Sul conhecer a literatura contemporânea da Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]