Irã nega que sanções impostas há quatro meses afetam a economia do país

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Há mais de quatro meses sob rigorosas sanções impostas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e unilateralmente por vários países, o Irã negou que as restrições afetem o crescimento das relações comerciais do país com o exterior. O ministro do Comércio do Irã, Ghazanfari Mehdi, disse hoje (30/10/2010) que está mantida a disposição de “vários países” em intensificar as relações econômicas com os iranianos.

Mehdi afirmou que o petróleo e o gás do Irã atraem os investidores estrangeiros interessados em aplicar no país. O ministro ressaltou que “vários governos” não apoiaram as sanções impostas ao Irã por considerarem as “medidas injustas”.

Desde 9 de junho o Irã é alvo de sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU. Na ocasião, o Brasil e a Turquia votaram contra as medidas. O Líbano se absteve. As restrições atingem, sobretudo, as áreas de comércio exterior e militar. Depois da decisão das Nações Unidas, vários países liderados pelos Estados Unidos aprovaram sanções unilaterais, como a Austrália, o Japão, o Canadá e os europeus que integram a União Europeia.

Para parte da comunidade internacional, o programa nuclear é uma ameaça à paz mundial. De acordo com os alguns países, o programa nuclear iraniano esconde a produção de armas atômicas. No entanto, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e várias autoridades iranianas negam as suspeitas.

Na tentativa de buscar uma solução para o impasse, as autoridades do Irã e integrantes do chamado P5+1 – formado pelos Estados Unidos, pela Grã-Bretanha, pela China, pela França, pela Rússia e pela Alemanha. – voltam a negociar em torno do programa nuclear iraniano no próximo dia 10. Para os iranianos, é fundamental que o acordo, que contou com a participação do Brasil e da Turquia, para a troca de urânio, sirva de base para o diálogo.

*Com informações da Agência Brasil,

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]