Inscrições de concurso para professor da rede estadual da Bahia começam sexta-feira

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
A partir desta sexta-feira (15/10/2010), começam as inscrições do concurso público para professor da rede estadual da Bahia. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de novembro através do site do Cespe/Universidade de Brasília (www.cespe.unb.br). Para participar é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina a qual está concorrendo no processo seletivo.
O concurso vai preencher 3.200 vagas, na capital e no interior. Há vagas para todos os municípios em todas as disciplinas: educação física, artes, língua portuguesa, inglês, espanhol, matemática, geografia, história, filosofia, sociologia, biologia, química e física. As vagas são para 20 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 858,32.
Novidades – O diferencial deste processo seletivo é que, em vez dos candidatos se inscreverem para concorrer a vagas no município, eles terão que optar por polos. Assim, poderão atuar em qualquer município pertencente ao polo escolhido de acordo com a necessidade da rede. Os polos foram formados por um grupo de municípios que tenham, no máximo, 70km de distância.
O exame tem data provável para acontecer no dia 9 de janeiro e vai compreender provas objetivas e discursivas, além de avaliação de títulos, sob a responsabilidade da Cespe/UNB. Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 específicos, mais a prova discursiva, que terá três questões: uma de conhecimento básico, uma de conhecimento interdisciplinar e uma de conhecimento específico. As avaliações terão caráter eliminatório e classificatório e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011.
Segundo o Superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo, “as questões básicas se relacionam com os aspectos próprios do mundo pedagógico, a exemplo da organização da escola, dos componentes curriculares, das metodologias e didáticas de cada disciplina, das políticas públicas e legislação de ensino”.
Destaque, também, para a interdisciplinaridade. Afinal, os professores têm que incluir na agenda da educação a interface entre as áreas do conhecimento. Sobre as questões interdisciplinares na avaliação, o Superintendente Nildon Pitombo explica que “se vinculam às indicações legais que organizam os conhecimentos disciplinares em áreas específicas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática”.

As questões específicas, por sua vez, se limitam aos conhecimentos particulares ao campo de diplomação dos professores habilitados em cursos de licenciatura. Os conteúdos necessários para a prova e mais informações sobre o concurso estão no edital, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 7 de outubro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116654 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.