Informação é vital no combate à violência do Rio de Janeiro, diz ONG

Vista aérea da cidade do Rio de Janeiro.
Vista aérea da cidade do Rio de Janeiro.

Para a Organização Rio de Paz, sociedade ainda não consegue identificar soluções para o problema por isso precisa de mais debate e participação; declaração foi dada em evento organizado pela ONU no último dia 21 na cidade.

A informação pode ser o elemento chave numa política de maior mobilização da sociedade para enfrentrar o problema da violência no Rio de Janeiro.

Essa é a opinião do presidente da ONG Rio de Paz, Antônio Carlos da Costa que participou de um evento na cidade sobre violência e direitos humanos, organizado com o apoio da ONU no fim de setembro.

Mortes Violentas

No 2º Fórum Violência, Participação Popular e Direitos Humanos, apoiado pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, foram debatidos o papel da Unidade de Polícia Pacificadora, UPPs, as mortes violentas na cidade e a situação do sistema prisional.

Para a sócia fundadora da Rede Latino-Americana de Policiais e Sociedade Civil, Jacqueline Muniz, que integrou uma das mesas redondas, as Nações Unidas têm um papel agregador no debate sobre a paz.

Assinaturas

“A ONU segue tendo o seu papel fundamental de interlocutora, de indutora de um espaço maior de governança, em que se pode pactuar e construir protocolos e ferramentas que subsidiem e sustentem a paz”, disse

Segundo a ONG Rio de Paz, cerca de meio milhão de brasileiros foram vítimas de homicídio nos últimos 10 anos.

A organização está coletando assinaturas para um manifesto pela redução do número de assassinatos no Brasil. O documento já conseguiu recolher 10 mil adesões.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109818 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]