Festival de Lençóis incrementa turismo na Chapada Diamantina

Jornal Grande Bahia compromisso em informar
Jornal Grande Bahia compromisso em informar

Quatro dias de música, oficinas artísticas e artesanato serão oferecidos pelo 12º Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina, que deve reunir diariamente, desta sexta a segunda-feira (08/10/2010 a 11/10), na praça principal da cidade, dez mil pessoas. A Bahiatursa e a Secretaria de Turismo (Setur) apoiam a festa e vão levar baianas caracterizadas para distribuir durante o evento material promocional dos principais destinos turísticos da Bahia.

“O festival é um grande indutor do turismo para a região. A cada edição comprovamos o aumento no fluxo de turistas”, ressalta o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira. Segundo o prefeito da cidade, Marcos Araújo, os hotéis e as pousadas de Lençóis já estão com 100% da capacidade reservada – são três mil leitos no total. “Além disso, ainda contamos com as casas alugadas por moradores, os campings e os leitos em cidades vizinhas, que costumam lotar nesse período”.

A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, explica que atualmente a Chapada é um dos grandes destinos turísticos do Brasil e “surpreendentemente pouco conhecido. Por isso é uma prioridade do governo apoiar eventos que promovam e divulguem esta região”. Os shows, gratuitos, serão realizados sempre a partir das 19h por artistas como Lenine, Adão Negro, Geraldo Azevedo e Jau, além de grupos e bandas da região, que vão se apresentar no palco alternativo.

Chapada Sem Fogo

Este ano, a proposta do festival é também sensibilizar moradores locais e visitantes para questões ambientais. O tema escolhido, Chapada Sem Fogo, será abordado em oficinas de educação ambiental junto à comunidade e os visitantes orientados por brigadistas. Um dos objetivos das oficinas é evitar o manejo do solo com fogo, muito usado na região. Durante o período de seca, que vai de julho a dezembro, é comum o surgimento de focos de incêndio por causas acidentais.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109974 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]