Estudo revela que mais de 60% dos soteropolitanos acessam a Internet

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Levantamento realizado pela Potencial Pesquisas constata que 57% utilizam a rede de computadores diariamente e que mais de 82% participam de redes sociais

Em um levantamento inédito, a Potencial Pesquisas avaliou os hábitos dos cidadãos soteropolitanos em relação à utilização da internet. Os entrevistados foram os moradores de Salvador com real poder de compra. Para mais informações da pesquisa realizada e sobre a empresa, os interessados podem acessar o site www.potencialpesquisa.com.br.

Com uma metodologia exclusiva, a seleção da amostra envolveu o cruzamento de variáveis sócio-demográficas com sócio-econômicas, em especial, o desembolso global (POF/IBGE) e a distribuição de renda (IPEA) com a classificação sócio-econômica (CRITÉRIO BRASIL/ABEP). O estudo analisou minuciosamente as formas de relação com a tecnologia, contemplando a freqüência e locais de navegação, além de sites mais acessados e finalidades.

ACESSO À INTERNET: A pesquisa constatou que 60,3% dos soteropolitanos com maior poder de compra utilizam a Internet. Entre as mulheres, 57% declararam navegar pela rede, contra 64% dos homens. Com mais de 70 anos, nenhum entrevistado se considera usuário, enquanto 85% dos jovens entre 18 e 24 anos são adeptos dessa tecnologia. O levantamento revelou também que o uso da Internet é pouco freqüente entre os que têm escolaridade baixa. Das pessoas sem instrução e com primário completo, respectivamente, 88,5% e 81,3% não são usuários. Ainda em relação à escolaridade, 92,3% dos pós-graduados declararam navegar pela rede mundial de computadores.

Segundo o estatístico e diretor da Potencial Pesquisas, Professor José Carlos Martins Leite, “a utilização da internet ainda está relacionada diretamente com um maior nível de escolaridade e poder aquisitivo, e esta relação já foi mais dependente”. Mais de 70% dos soteropolitanos das classes A e B se declararam internautas, contra menos de 40% da classe D.

O estudo revelou que 73% acessam a Internet em casa, enquanto 20% acessam do trabalho, 17% em Lan House, e apenas 1% em outros locais. Dos entrevistados, a pesquisa aponta que aproximadamente 66% acessam diariamente ou 4 ou 5 vezes na semana e 34% até 3 vezes na semana. Este comportamento praticamente é o mesmo entre homens e mulheres. Os entrevistados de 18 a 24 anos e 50 a 59 anos são os internautas com maior freqüência de utilização diária da internet, respectivamente, 74% e 73% acessam no mínimo 4 vezes na semana.

FINALIDADE DO ACESSO À INTERNET: As principais finalidades dos internautas quando acessam a rede de computadores são: realizar pesquisas de trabalho / faculdade (73%) e acessar redes sociais (69%). Já 34% acessam para leituras de jornais, 18% com a finalidade de atualizar sites pessoais, 10% realizam compras, 9% pagamentos bancários, 3% leitura de blogs e 2% têm outras finalidades.

No levantamento de sites mais visitados, foi constatado que o Google lidera os acessos com 19,8%, seguido do site de relacionamento Orkut, com 16% e do provedor de e-mail Hotmail, 10,2%. Verificou-se ainda que 82% dos internautas soteropolitanos participam de redes sociais, como o Orkut (89%), MSN (71%) e Twitter (20%).

OUTROS INDICADORES: Também foi apontado pela pesquisa que 88% dos usuários de internet afirmam que não participam de promoções oferecidas na rede e 14,3% dos internautas soteropolitanos acessam sites de shoppings. Desses internautas que acessam os sites de shoppings, 69% são para consultar lojas, 57% buscar promoções, 54,3% procurar dicas de produtos e 46% consultar a programação dos cinemas.

A Potencial Pesquisas atua na coordenação e realização de levantamentos mercadológicos e de opinião para empresas de diferentes portes e áreas. Tem escritórios em Salvador e no Recife, e é filiada ao CONRE – Conselho Regional de Estatística, e a ADVB / BA – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e à ABMP – Associação Baiana do Mercado Publicitário. A empresa é dirigida por José Carlos Martins Leite, estatístico e professor universitário, que tem 16 anos de experiência neste segmento.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]