Estado realiza atividades para marcar Dia Nacional de Combate à Sífilis

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Profissionais e gestores da área de saúde participam, nesta sexta-feira (15/10/2010), das 8h30 às 12h30, na sede da Associação Baiana de Medicina, em Ondina, de atividades para marcar o Dia Nacional de Combate à Sífilis, que há cinco anos acontecem sempre no terceiro sábado de outubro.

A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids e do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), em parceria com a Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Da programação constam conferências, mesas redondas e debates sobre a situação epidemiológica da sífilis no Brasil, com o conferencista Gerson Fernandes Mendes Pereira, do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Especialistas apontam que a sífilis é um sério problema de saúde pública em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde estima 12 milhões de novos casos de sífilis no mundo a cada ano. No Brasil, a taxa de prevalência de sífilis em gestantes é de 1,6%, aproximadamente quatro vezes maior do que a infecção pelo HIV.

Outro fato que permanece imutável é a pouca atenção dada ao tratamento do parceiro. Segundo dados de 2007 do Ministério da Saúde, apenas 16,6% deles são tratados. Por isso, a campanha, neste ano, mantém o alerta ‘Homem: faça o exame da sífilis’.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113711 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]