Especialista avalia reflexos positivo da Via Expressa na Cidade de Salvador

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

“Ao liberar o fluxo de veículos em uma região marcada por congestionamentos crônicos, os reflexos se estendem a importantes avenidas da cidade, como a Paralela, ACM e a Bonocô, além de facilitar a saída da cidade pela BR-324”. A afirmação é da arquiteta e especialista em trânsito, Cristina Aragon, destacando que a intervenção feita na Rótula do Abacaxi é a parte de um todo, a Via Expressa (ligação BR 324 – Porto de Salvador), mas já propicia um impacto significativo no trânsito da área central da cidade.

Segundo Aragon, que teve a oportunidade de trafegar, na manhã desta quinta-feira (30/09/2010), por um dos viadutos em direção ao Cabula, comprovando a fluidez no trânsito, as intervenções na área foram iniciadas de forma pontual na década de 70, com a instalação de sinaleiras e rotatórias. “Devido ao crescimento da cidade e da frota de veículos, a situação na Rótula do Abacaxi estava saturada. Graças ao novo complexo viário, a população terá benefícios imediatos”, afirmou a especialista.

Comerciantes, moradores, taxistas e motoristas que transitam ou têm suas vidas ligadas à Rotula do Abacaxi apostam no fim do estresse, na perspectiva de bons negócios no comércio, maior fluidez no trânsito e no fim dos engarrafamentos, após a liberação para tráfego dos viadutos 11, 13 e 16 pelo presidente Luis Inácio da Silva, na última quarta-feira (29).

O gerente do Auto Shopping Salvador, Pedro Marchesini, revela que os primeiros meses da obra foram difíceis, devido ao grande impacto no dia-a-dia. “Fiz questão de participar da cerimônia de liberação dos três viadutos na última quarta-feira, como também estive na liberação dos viadutos 14 e 15, que ligam Retiro-Iguatemi, porque sabemos que sem congestionamento, com mais fluidez de trânsito as pessoas vão vir mais para esta região. O que é bom para o comércio”, apostou. O auto shopping funciona há quatro anos, próximo ao supermercado Extra.

O gerente da Art Comunicação Visual, Antonio Lins, localizada no inicio do Cabula, disse que observou o tráfego durante o dia de hoje, quinta-feira (30), e notou que não há mais engarrafamentos. “Os constantes congestionamentos, causando estresse nas pessoas levavam vários clientes a procurar outras localidades, mesmo o meu negócio estando bem situado. As coisas vão melhorar, não apenas para o comércio, como também para os moradores do bairro do Cabula”, declarou.

“Esperava demorar mais, porque toda cidade percebe que trata-se de uma intervenção de grandes proporções. O importante é que vai melhorar a vida de muita gente, principalmente de nós, taxistas, que terá pistas mais rápidas, evitando os terríveis engarrafamentos. As pessoas vão perceber que a utilização de um táxi é de fundamental importância para o deslocamento dentro de uma metrópole como Salvador”, falou o taxista Roberto Felzemburg, morador dos Pernambués, avaliando o ritmo da obra.

Para o empresário André Pontes, 23, que todos os dias vai à Escola Municipal Antonio Euzébio, no início da Rua Cristiano Buys, no Cabula, levar e buscar a mãe, professora, “a expectativa é que essa intervenção seja para melhor”. E acrescentou que, inicialmente, houve melhora “porque os ônibus fluem mais facilmente”.

O chefe do departamento de pós-venda da Salvador Car – revendedora da Mitsubishi, Manuel Chagas disse que os cinco viadutos liberados para o trânsito vão trazer mais clientes porque a região terá um dos trânsitos mais organizados da cidade. “Já estamos inclusive pensando em ampliar nossas dependências, porque acreditamos que esta região vai se transformar em um novo pólo comercial”.

O gerente-geral do supermercado Extra, Ricardo Cardoso de Oliveira, garantiu que a rede acreditou no empreendimento desde o início. “Fomos os primeiros a ceder o estacionamento para que a Conder e a empresa responsável pela construção, a OAS, agilizassem os serviços. Estamos muito esperançosos porque esse é um dos trechos mais estratégicos da cidade e, com um trânsito mais rápido, sem engarrafamentos, acreditamos em um avanço nas vendas. Estamos planejando uma reinauguração, assim que a Via Expressa Baia de Todos os Santos seja concluída”, afirmou

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115082 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.