Eleições 2010: Senador mais votada da Bahia, Walter Pinheiro pretende percorrer o estado para eleger Dilma Rousseff presidente da República

Senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro.
Senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro.
Senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro.
Senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro.

Depois do anúncio da vitória eleitoral, com mais de três milhões de votos, o senador mais votado da Bahia, Walter Pinheiro, se mostrou disposto a encarar mais um desafio: trabalhar para garantir a vitória de Dilma no segundo turno. Em entrevista concedida no Palácio de Ondina, na noite deste domingo (03/10/2010), Pinheiro lembrou o cenário de 2006, quando Wagner se elegeu no primeiro turno e o PT baiano manteve a mobilização pela eleição de Lula, no segundo.

“Estou disposto a correr a Bahia e o Brasil em busca da vitória de Dilma, com a mesma dedicação que tivemos há quatro anos, com Lula. Continuaremos a campanha e manteremos a estrutura”, afirmou Pinheiro.

Senado

Feliz com o resultado, Pinheiro falou da importância da eleição da sua companheira de chapa, Lídice da Mata, e destacou a renovação do Senado, que, na sua opinião, abrigará senadores pautados por uma nova forma de fazer política. Ele aproveitou para também destacar como será sua atuação na Casa.

“Trabalharei no Senado com três eixos principais, o primeiro é o institucional, representando a Bahia e trabalhando pelas reformas política e tributária. O segundo será a infraestrutura, lutando por mais recursos e por obras importantes como a Ferrovia Leste-Oeste e o Porto Sul. E o terceiro eixo diz respeito ao combate às desigualdades sociais, na busca por uma sociedade mais equilibrada, com o fortalecimento de programas como o Água para Todos e o Luz para Todos”, ressaltou Pinheiro.

Pinheiro e Lídice falam dos futuros mandatos no senado

“Nós vamos renovar as ideias do senado federal”, afirmou Walter Pinheiro um dos senadores eleitos pela Coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, logo após a divulgação da pesquisa boca de urna do Ibope que o indicou como o mais votado para a Câmara Alta, com 29% dos votos válidos.

Pinheiro declarou que sua eleição conjunta com Lídice reflete o sucesso de um projeto político que teve seu início com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República em 2002 e a de Jaques Wagner para o governo da Bahia em 2006. “Nós mostramos que sabemos trabalhar, que temos competência e a aprovação do povo reflete o que dizemos. Implantamos um modelo de gestão voltado para a inclusão social, para redistribuição de renda e geração de emprego”, disse Pinheiro.

Um dos principais focos de atuação de Pinheiro será um novo marco regulatório da comunicação “é preciso desconcentrar a produção de cultura, estabelecer o marco regulatório da comunicação cuja a legislação está defasada. Mais isso não significa mexer na Cláusula Pétrea de nossa Constituição que é a liberdade de expressão e de imprensa das quais sempre fomos defensores”, declarou.

Lídice da Mata

A senadora, Lídice da Mata afirmou, por sua vez que a vitória da dupla foi resultado de um forte trabalho do governador e de organização dos partidos da base aliada. Para ela, a chapa conseguiu agregar, a partir de agora, a Bahia chega a Brasília com três senadores veiculados ao mesmo projeto político “acho que optamos com uma estratégia que fortalece a esse projeto e que foi bastante apertado” afirmou a senadora.

Lídice ressaltou ainda que a chegada de Otto Alencar, vice governador vitorioso da coligação, foi fundamental porque ele trabalhou no interior do estado para atração de novos aliados. “Ele trouxe representação para a chapa e aliados que não conheciam nosso projeto”, explicou. Além disso, para Lídice o governador Jaques Wagner mostrou capacidade de liderança e acerto na estratégia política. “A nossa opção de projeto enfrentou dificuldades, mais no fim se mostrou acertada”, finalizou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111198 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]