Criada Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Charuto em Cruz das Almas

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A oficialização da Câmera Setorial da Cadeia Produtiva do Charuto aconteceu na última quarta-feira (29/09/2010), pela manhã, na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas. O órgão vai funcionar como um canal permanente de comunicação entre os produtores de fumo e charutos com os governos Estadual e Federal.

Um dos objetivos da Câmara Setorial é reestabelecer a cadeia produtiva. Neste sentido uma esperança para o setor é a certificação do Nordeste como zona livre do Morfo Azul. Dessa forma as safras do fumo poderão ser exportado à China, possibilitando até o aumento na produção.

O presidente do SindiTabaco da Bahia, Ricardo Becker, fez um panorama histórico da produção de charutos no Recôncavo e das novas possibilidades de comercialização e exportação. Outra presença no encontro foi do secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles.

No decorrer da cerimônia foi exibido um vídeo que trazia a história da cultura do fumo na Bahia, que por décadas sustentou muitas famílias da região do Recôncavo .

Atualmente 500 pessoas trabalham no setor tabaqueiro de Cruz das Almas. Em outros anos esse número foi muito maior. Cerca de 18 entidades compõem a Câmara Setorial.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108009 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]