Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 15 de outubro de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Continuam no Congresso

Um em cada quatro parlamentares que renovaram o mandato no Congresso no último dia 3 responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 320 congressistas que se reelegeram ou garantiram nas urnas o direito de trocar de casa legislativa, 76 são alvo de investigação na principal corte do país, onde tramitam os processos criminais envolvendo deputados, senadores e outras autoridades federais. Juntos, eles acumulam 167 pendências judiciais. Nessa situação estão os deputados Paulo Maluf (PP-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Natan Donadon (PMDB-RO), candidatos à reeleição, e Jader Barbalho (PMDB-PA) e Paulo Rocha (PT-PA), que tiveram votação expressiva para o Senado. Esse grupo acumula dez ações penais e nove inquéritos no STF. Se não conseguirem um mandato no Congresso, perderão o foro privilegiado no Supremo e terão de responder às acusações perante um juiz de primeira instância.

Plágio

A professora Edinusia Moreira Carneiro Santos lotada no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) apresentou denúncia de plágio à Universidade de São Paulo (USP) contra Écio Aparecido Ricci, ex-aluno daquela instituição. A Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP acatou a denúncia de plágio com sugestão de retirada de título acadêmico concedido a Ricci. O ex-estudante da USP é acusado de plagiar a dissertação intitulada “Reorganização Espacial e Desenvolvimento da Região Sisaleira da Bahia: O Papel da Associação dos Pequenos Agricultores da Cidade de Valente” defendida junto ao Mestrado em Geografia da Universidade Federal da Bahia em 2003. Segundo a professora, um bolsista de iniciação científica da Uefs encontrou o texto do aluno da USP na internet. Ao fazer comparação, Ednusia Santos afirma ter constatado cópias integrais do seu trabalho, sem a citação do crédito. A professora acrescenta que entrou em contato com o setor jurídico da Uefs e foi orientada a apresentar denúncia para a USP. Em carta, a Instituição informou à professora que a denúncia foi julgada procedente pela Faculdade de Filosofia, Letras e Artes. Foi instaurado um processo administrativo para cassação do título de Mestre e encaminhado também para a autoridade policial responsável, uma vez que plágio é crime passível de prisão.

Data

Estará completando idade nova dia  19 de outubro, o radialista Paulo Silva, filho do decano do rádio feirense Silvério Silva. Ele apresenta os programas em cima da hora que vai ao ar todos os sábados das onze ao meio dia e o programa Jornal da Princesa  aos domingos das 08 as 10 pela rádio Subaé AM. Atualmente Paulo está cursando o sexto semestre do curso de comunicação social pela Faculdade Anísio Teixeira.

Carreata, hoje

Organizada pelo Partido dos Trabalhadores será realizada hoje, com  concentração  prevista para às 15 horas, nas proximidades do Shopping Boulevard, a carreata da candidatura de Dilma Roussef a presidente da República. De acordo com o presidente municipal do PT, Jaime Cruz, o governador reeleito Jaques Wagner e os senadores eleitos em 3 de outubro, Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), têm presenças  garantida.

Reeleição 

Articulação está sendo realizada para que o vereador Antônio Passos Ataide concorra a mais uma reeleição da presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana. Nos bastidores comenta-se que uma emenda a Lei Orgânica já estaria pronta, permitindo ao atual presidente mais uma eleição. Carlito do Peixe já está no seu segundo mandato na Casa Legislativa.

Magistrados do Brasil

Está concorrendo na chapa do Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Henrique Nelson Calandra que é candidato a presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, o Juiz de Direito da Bahia Rosalvo Augusto Vieira da Silva, que está entre os vice presidentes de todo país. Ele, foi magistrado em Feira de Santana vários anos onde teve excelente performance na Justiça.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3314 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.