Conquistas marcam Dia do Professor na rede estadual de educação

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Plano de Carreira, construído em parceria com a entidade de classe (APLB Sindicato), para reestruturar o Magistério da Educação Básica. Avaliação de desempenho, que vai proporcionar progressão de carreira e, consequentemente, um aumento de 15% no salário. Implantação do pioneiro e maior programa de Formação Inicial de Professores do País, com 37.835 vagas ofertadas, na modalidade presencial e a distância. Essas são algumas das conquistas dos docentes da rede estadual de ensino dentro da política de valorização da categoria implementada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC).

São 48 mil professores distribuídos em 1.544 escolas e 645 anexos nas zonas urbanas, rurais e distritos dos 417 municípios baianos. Para comemorar o dia dedicado à categoria (15 de outubro), a SEC destaca no jornal Nossa Escola e no site www.educacao.ba.gov.br a importância dos educadores e todos os avanços obtidos pelos docentes estaduais nos últimos quatro anos.
Em parceria com o Ministério da Educação e os municípios, até 2014 devem ser graduados pelo programa de Formação Inicial de Professores, 60 mil docentes que estão em efetiva regência de classe. Cerca de 80% das vagas são para educadores das redes municipais e 20% para da rede estadual. Os cursos são ministrados por meio da Plataforma Paulo Freire, que é um sistema informatizado para cadastramento e pré-inscrição dos cursos por meio das universidades públicas baianas.
Outro avanço foi conquistado com a implementação do SAC Educação, que completa um ano, assegurando mais qualidade, humanização, confiabilidade e agilidade da informação aos servidores da educação que precisam dar entrada ou acompanhar processos administrativos. Desde que foi inaugurado, em 15 de outubro de 2009, foram contabilizados mais de 32 mil atendimentos.
A SEC também está modernizando o setor de pessoal. O resultado já se pode observar com a agilidade nos processos dos professores – os 2.705 protocolados de janeiro a julho de 2010 foram liberados, incluindo enquadramento de professores nível 1 e 2 e ainda gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento profissional. Isso sem contar o mutirão para agilizar aposentadorias. Nos últimos três meses houve a liberação de mais de mil aposentadorias.
Destaque ainda para o programa Saúde da Voz, em que fonoaudiólogos vão às escolas para aplicar testes, realizar palestras e oficinas, com o objetivo dos professores adotarem práticas adequadas ao seu exercício profissional. A SEC também lançou recentemente um edital para a realização de concurso, oferecendo 3.200 vagas.
Homenagens 
No jornal Nossa Escola, professores falam do orgulho da profissão que escolheram. O governador Jaques Wagner e o secretário Osvaldo Barreto parabenizam a categoria e os alunos falam dos mestres. “Nós aprendemos muito sobre a vida com as conversas que eles têm com a gente”, diz a estudante do 1° ano do Colégio Estadual Otto Alencar, em Cravolândia, Deise Santos.
O estudante do 1º ano de Turismo do Centro Estadual de Educação Profissional de Ilhéus, José Gustavo Almeida Baralho, faz uma homenagem à professora Lidiney Campos, “uma pessoa muito importante em minha vida e em meus estudos”.
Uma das professoras mais velhas em sala de aula, dona Odete de Souza Barbosa, 70 anos, se orgulha da profissão que escolheu ainda menina. “A gente não transmite só conhecimentos. Ensina para a vida, para a sociedade e para o futuro”. Há 24 anos ela é professora de Geografia no Colégio Estadual Raimundo Gouveia, em Castelo Branco, Salvador. Se de um lado fala a voz da experiência, do outro, um dos professores mais jovens também diz das expectativas para transformar o futuro. “Eu gosto de ser professor. É gratificante ver que, com o trabalho, ajudamos o outro a crescer”, afirma Adriano Ribeiro da Silva Valente, que tem 24 anos e há três integra o quadro da rede estadual de educação.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]