Casa do Trabalhador de Feira oferece 195 vagas para cursos profissionalizantes

Casa do Trabalhador de Feira oferece 195 vagas para cursos profissionalizantes.

Casa do Trabalhador de Feira oferece 195 vagas para cursos profissionalizantes.

A Casa do Trabalhador está oferecendo 195 vagas para cursos profissionalizantes na área da construção civil em Feira de Santana. Os interessados devem se dirigir à sede do órgão municipal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na rua Castro Alves, 894, centro da cidade, até o próximo dia 5, uma terça-feira.

Dos cursos oferecidos, três são através de convênio com a Secretaria do Trabalho da Bahia. São 44 vagas para curso de eletricista, mais 22 vagas para carpinteiro e outras 22 vagas para azulejistas. Nestes cursos, os interessados devem ser beneficiários do programa Bolsa
Família, devendo apresentar cartão do programa e comprovante de que está em dia.

Também estão sendo oferecidas 82 vagas para curso de pedreiro e mais 25 vagas para curso de pintor predial. As matrículas também devem ser feitas até o próximo dia 5, já que as aulas têm início no dia seguinte. São 200hs de aula durante o curso.

A coordenadora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro, informa que todos os cursos são promovidos à noite. “Isto porque o nosso público alvo são pais de família, que mesmo desempregados vivem de bicos e não podem faltar ao serviço pois seus familiares dependem de seus rendimentos”, frisou, ao ressaltar que as aulas são realizadas diariamente a partir das 18hs.

Os interessados devem se dirigir à Casa do Trabalhador, portando carteira de trabalho, comprovante residencial, CPF e identidade. Os cursos são totalmente gratuitos.

Zona Rural ganha 40 cisternas

Bonfim de Feira e Jaguara beneficiados

O Governo Municipal vai entregar mais 40 cisternas para garantir o abastecimento dos moradores da zona rural de Feira de Santana. Os equipamentos, construídos com recursos próprios do Município, serão entregues pelo prefeito Tarcízio Pimenta, neste sábado (02), a partir das 15 horas, nos distritos de Bonfim de Feira e Jaguara.

O secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, observa que os equipamentos deverão atender cerca de 160 famílias. “São investimentos da ordem de R$ 104 mil para a construção das 40 cisternas e que atende às localidades onde o abastecimento de água é mais difícil”, ressaltou.

Foram construídas 16 unidades no distrito de Bonfim de Feira, contemplando as comunidades de Santa Rita, Ouricuri, Sítio do Mato e Caboronga. Já no distrito de Jaguara foram construídas mais 24 cisternas, nas comunidades de Fazendinha e Santa Rosa.

Os equipamentos são tanques comunitários com capacidade de armazenamento de 15 mil litros de água. Visa a captação da água da chuva através de calhas, instaladas no entorno dos telhados. Cada unidade de uso comunitário poderá atender em média 5 famílias.

Mangabeira ganha praça moderna

Espaço recebe nome de antigo morador do bairro

A comunidade do bairro Mangabeira está comemorando a conquista de um moderno espaço de lazer. O prefeito Tarcízio Pimenta inaugurou, na noite desta sexta-feira (01), a praça Antônio Gonçalves Costa, construída através de parceria entre o Governo Municipal e a construtora R. Carvalho, entre as ruas Miranda e Japurá.

Moderna, a praça acompanha o novo padrão de equipamento público com múltiplas funções, visando atender às necessidades de crianças, jovens e adultos. O espaço possui internet gratuita, fornecida pela Prefeitura através do programa Feira Cidade Digital. Também tem parquinho infantil, quiosques, paisagismo, iluminação para utilização à noite com maior segurança e também todos os equipamentos necessários para a acessibilidade de cadeirantes, a exemplo de rampas e também estacionamento reservado para portadores de necessidades especiais.

Ao entregar o equipamento à comunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a satisfação em concluir mais uma obra de cunho social. “Atingimos o objetivo de atendermos a região com mais esta obra importante para a comunidade e também para quem passa por aqui”, afirmou, ao destacar a importância da parceria com a construtora R. Carvalho, como exemplo a ser seguido por outras empresas.

O presidente da empresa R. Carvalho, Rubens Carvalho, ressaltou a satisfação da construtora em participar da urbanização da praça visando o desenvolvimento da cidade. Parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta pelos investimentos que vêm transformando Feira de Santana a cada dia na cidade que todos desejam.

Em nome da família do homenageado, Antônio Gonçalves Costa, primeiro morador do bairro, a filha Irene Costa Campos agradeceu pela construção do equipamento de interesse da coletividade. “Agradecemos ao prefeito Tarcízio Pimenta por ter construído esta praça tão maravilhosa. Aqui é um espaço que está chamando muito a atenção de toda a comunidade. Meu pai veio morar aqui há 50 anos e hoje vemos o progresso chegando”, frisou.

Durante a solenidade também estiveram presentes o vereador Alcione Cedraz e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg; de Comunicação Social, Edson Borges; de Serviços Públicos, Luiz Araújo; e o diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, César Orrico.

Reativada Casa de Farinha em Matinha

Vai atender a mais de 100 associados

A Casa de Farinha da comunidade de Alecrim Miúdo, no distrito de Matinha, será reinaugurada neste sábado (02), às 17 horas. O equipamento foi totalmente recuperado e modernizado pelo Governo Municipal, através de parceria com a Associação Comunitária Bom Jesus, visando a recuperação de unidades produtivas geradoras de fontes de trabalho e renda.

A Casa de Farinha deverá atender a mais de 100 associados, que produzem mandioca, uma das principais fontes de renda para o homem do campo nesta localidade. O equipamento passou por manutenção com recursos próprios do Município.

A recuperação do equipamento é o cumprimento de compromisso assumido pelo prefeito Tarcízio Pimenta e visa proporcionar condições para fixação do homem no campo, com dignidade. Além do beneficiamento de farinha, a unidade produtora também vai produzir beijus.

O secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, observa a importância dos investimentos na zona rural de Feira de Santana. “O Governo Municipal vem desenvolvendo uma série de programas que resultam na melhoria da qualidade de vida do homem do campo, através de programas que resultam na geração de emprego e renda e diversos outros investimentos”, frisou.

Samu recebe novas ambulâncias

Veículos serão de reserva técnica para serviço

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana recebeu duas novas ambulâncias nesta sexta-feira (1). Os veículos foram enviados pelo Ministério da Saúde e serão de reserva técnica.

A coordenadora do órgão, Maíza Macedo, informa como funciona o sistema de reserva. “Nossas ambulâncias prestam serviço todos os dias, portanto quando alguma delas precisar de manutenção terá outro veículo de reserva para substituí-la”, destaca.

O secretário municipal de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, ressalta que “a chegada das novas ambulâncias irá possibilitar um melhor serviço a população, pois reduz as chances de haver comprometimento da frota, e uma melhor estabilidade ao trabalho do Samu”.

Atualmente, o Samu conta com seis ambulâncias em uso diário e uma de reserva. Com os novos veículos, sobe para três o número de ambulâncias de reserva técnica.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]