Capacitação Técnica da nova versão do Cadúnico começa no dia 17

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A partir deste mês, os gestores do programa Bolsa Família dos 417 municípios baianos serão capacitados para atuar com a nova versão do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). A capacitação começa no dia 17/10/2010, em Salvador, com duas turmas, e a previsão é que em março de 2011 todos os 36 grupos já estejam treinados.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Coordenação Estadual do Bolsa Família, informou que a divulgação antecipada é uma estratégia para dar tempo de cada município organizar sua equipe de participação e garantir a reciclagem técnica para uma melhor eficiência no acompanhamento dos dados.
O novo sistema do Cadúnico é uma versão on-line (V7), na qual os gestores municipais poderão fazer a inclusão, manutenção, alteração e exclusão dos dados das famílias diretamente na base nacional do cadastro. O curso terá carga de 16 horas (dois dias), sempre das 9h às 18h30.
A capacitação é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Caixa Econômica Federal, e tem como objetivo consolidar a implantação do novo sistema no país. “Com isso, as bases locais deixarão de existir, bem como todas as atividades que atualmente os municípios precisam realizar para a operacionalização do sistema off-line”, afirmou o coordenador do Bolsa Família na Bahia, Jorge Negrão. Segundo ele, dessa maneira, os processos de inclusão, alteração ou exclusão passarão a ser dinâmicos, eliminando a ocorrência de multiplicidade e divergências cadastrais.
Os treinamentos serão concentrados em Salvador e, para participar, o município deve enviar ficha de inscrição, devidamente preenchida, para a Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família. O cronograma também foi elaborado pelo MDS e Caixa Econômica Federal, que determinaram a quantidade de vagas por município, quantidade de turmas e as datas de capacitação de cada turma.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111168 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]