Agricultores familiares de Casa Nova recebem cartão do Garantia Safra

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Após receber o cartão do Programa Garantia Safra e sacar a primeira de quatro parcelas de R$ 150, totalizando um valor de R$ 600, o agricultor familiar de Casa Nova, José Braga Nogueira, 65, foi de imediato ao comércio do município para comprar ração para suas criações, (15 caprinos e 5 bovinos) e alimentos para sua família.

Além de Nogueira, outros 900 agricultores familiares de Casa Nova que aderiram ao programa serão igualmente contemplados, totalizando, na região, cerca de 3.025 cartões. A ação faz parte das políticas públicas do estado, que asseguram o benefício ao agricultor familiar, que teve perda da sua safra maior que 50%.

De forma simbólica, a Secretaria da Agricultura (Seagri), por intermédio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), realizou, nesta quinta-feira (30), uma cerimônia para entrega dos cartões na Escola Agrotécnica da localidade.

Segundo o representante da Superintendência da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf) no evento, Alexandre Contreiras, o programa é uma ferramenta importante para o semiárido. A região está sujeita a estiagens prolongadas, o que torna muito comum a perda da safra por falta de água, e o programa vem amenizar esse momento difícil do produtor.

Para o diretor de pecuária da EBDA, Elionaldo Teles, o evento solidifica um compromisso das políticas públicas, firmado pelo Governo do Estado com os 37 mil agricultores familiares do território, cujo objetivo é dar melhores condições de vida àqueles que acreditaram no programa e tiveram perda de suas produções.

“Escolhemos Casa Nova por ser o município que mais se destacou pelo grande número de adesões ao programa, com 3.547 agricultores inscritos”, informou. A região do Vale do São Francisco possui 15.676 agricultores cadastrados. O programa é uma parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal, em conjunto com as unidades familiares, para a formação do fundo que gera recursos para atender a cada um desses entes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112929 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]