Zona -Tampão na Bahia será extinta no dia 17 de setembro

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A zona-tampão na divisa da Bahia com Piauí e Pernambuco já tem data para acabar. No dia 17 deste mês, em solenidade marcada para acontecer no município de Formosa do Rio Preto, no oeste do estado, o Ministério da Agricultura vai declarar extinta a zona-tampão na Bahia. A informação foi dada no início da noite de domingo (05/09/2010) pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, na abertura da Expofeira 2010, em Feira de Santana. “Era uma injustiça termos duas Bahias, prejudicando cerca de dez mil criadores”, disse Salles.

A extinção da zona-tampão estava prevista para novembro, em função de pacto celebrado em março deste ano pelos governos da Bahia e do Piauí, pelo Ministério da Agricultura e os municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Remanso, Buritirama, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.

“Os resultados obtidos na campanha de vacinação contra a aftosa em maio último nos credenciaram para reivindicar a antecipação da extinção para agora”, contou o secretário.

A campanha de vacinação contra a aftosa realizada em maio alcançou o índice geral de 98,77% e de 99% na zona-tampão, números que permitiram ao Estado pleitear a mudança de status de zona-tampão para zona de vigilância. A partir da extinção, os produtores baianos poderão vender seus animais para outros municípios e para outros estados, bem como participar de feiras e de exposições.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.