Vereador Ângelo alerta: eleitor não pode entrar na cabine de votação com telefone celular. Leia esta e outras notícias da CMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O vereador Ângelo Almeida (PT) chamou a atenção, na sessão desta segunda-feira (27/09/2010) da Câmara Municipal, para uma mudança fundamental na conduta do eleitor diante da urna eletrônica, neste pleito do próximo domingo.

Ao contrário de eleições passadas, o eleitor não mais poderá ingressar na cabine de votação portando aparelho de telefone celular. A medida está prevista em lei federal de autoria do deputado federal Sérgio Carneiro.

De posse do telefone celular, alguns eleitores faziam a fotografia, com o equipamento, da urna eletrônica e o seu voto, com a imagem do candidato escolhido. “Ele apresentava a foto para alguém e recebia um pagamento. Era corrupção eleitoral explícita”, afirma.

“A imprensa tem dado pouca atenção, mas este projeto, que teve como autor um parlamentar representante de Feira de Santana, tem uma importância muito grande no sentido de impedir que o processo eleitoral sofra de vícios que são antigos no nosso país”, declarou o petista.

Segundo o vereador, o deputado Sérgio Carneiro flagrou pessoas acessando a cabine de voto com o celular. O vereador Roberto Tourinho também observou caso semelhante e chegou a procurar um policial e pediu a prisão do eleitor. “O PM, no entanto, fez vistas grossas para o fato. Aí pelos grotões da Bahia, a compra de votos, esse tipo de prática insidiosa, continua a existir, e esse era um meio que estimulava a compra de votos”, afirmou.
Bastinho destaca ações da Prefeitura de Feira

O vereador José Sebastião – Bastinho – (PRTB), hoje (27), em seu discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta, enfatizando as recentes ações da Prefeitura na zona rural e urbana de Feira de Santana. O edil iniciou os elogios, destacando o Centro de Inclusão Digital, que foi entregue à comunidade do distrito da Matinha, na última sexta-feira (24).

Para Bastinho, o Centro de Inclusão Digital é uma grande obra social que beneficiará, sobretudo, as pessoas carentes, através do curso de informática básica e do acesso à internet gratuitamente. O equipamento conta com 12 computadores, além de impressoras.

Em seguida, ele afirmou que a zona urbana de Feira de Santana está ficando mais remodelada e bonita com a pavimentação asfáltica e sinalização de várias vias públicas. “Em virtude do período chuvoso, várias ruas da cidade ficaram esburacadas. Aqui alguns vereadores criticaram o prefeito Tarcízio Pimenta, salientando que Feira de Santana era a verdadeira ‘tábua de pirulito’, cheia de buracos, no entanto hoje, temos a honra e satisfação de estarmos trafegando com os nossos veículos em ruas perfeitas”, declarou Bastinho.

Na oportunidade, o vereador também parabenizou Wilson Passos, diretor do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por mais uma edição da Copa de Bairros de Feira de Santana e, sobretudo, por ter contemplado pela primeira vez o bairro da Queimadinha com o evento. “A Queimadinha era excluída dessa competição”.

Marialvo destaca Semana do Idoso e faz reivindicações

A programação da oitava edição da Semana do Idoso de Feira de Santana começa nesta terça-feira (28), às 14 horas, no Centro Cultural Maestro Miro, onde haverá apresentações artísticas, além de palestra de Joval Lacerda, com o tema “Saber Envelhecer é uma conquista”. O evento foi destacado hoje na Casa da Cidadania pelo vereador Marialvo Barreto (PT). A Semana do Idoso tem por objetivo destacar a importância do envelhecimento saudável.

Na oportunidade, o petista reivindicou a Prefeitura Municipal de Feira de Santana uma campanha nos meios de comunicação de valorização e respeito ao idoso, além de uma melhor infraestrutura urbana. Marialvo criticou a falta de nivelamento das calçadas que, segundo ele, prejudica, sobretudo, as pessoas da terceira idade. “Se eu fosse o prefeito mandava fiscalizar os fiscais de obras da Prefeitura, que não conseguem atuar quanto ao rebaixamento dos meios-fios. Cada um faz a sua calçada do jeito que quer”.

Requerimento propõe o nome de Gil Oliveira para via pública no município

A rodovia que liga a BR 116 Norte à sede do distrito Matinha, cuja obra está sendo realizada, deverá ter o nome do falecido empresário feirense Gil Oliveira. É o que propõe requerimento aprovado pela Câmara Municipal. O autor da proposição é o vereador Carlos Alberto Costa Rocha – Frei Cal – (PMDB). O requerimento, subscrito por diversos vereadores, foi aprovado em regime de urgência.

Antônio Gisalvo de Oliveira, o Gil Oliveira como era mais conhecido, foi morador do distrito Matinha durante muitos anos. Embora tivesse atividade comercial no centro de Feira de Santana, no ramo de ótica, residia em uma chácara naquele distrito.

Além de sua atividade empresarial, Gil Oliveira foi um importante desportista local, tendo participação na vida da Liga Feirense de Desportos, do Feira Tênis Clube e no Fluminense de Feira. Atuou também com destaque na Câmara dos Dirigentes Lojistas e Associação Comercial de Feira de Santana.

O vereador Marialvo Barreto (PT) declarou que concorda com a homenagem a Gil Oliveira, mas não acredita que o Governo Municipal venha a confirmar o nome do empresário para batizar a rodovia. “Infelizmente, na política local, quando se pensa uma obra já se escolhe o nome de alguém para denominá-la. A essa altura, creio que já existe outra opção mais próxima politicamente do prefeito, ou quem sabe seu próprio nome”.

Lulinha e Frei Cal pedem atenção do Governo Municipal para obras de infraestrutura nos bairros Conceição e Caseb

Os vereadores Luiz Augusto de Jesus (lulinha) e Carlos Alberto Costa Rocha (Frei Cal) protestaram, na sessão desta segunda-feira (27) da Câmara, contra a falta de obras de infraestrutura em ruas dos bairros Conceição e Caseb, pelo Poder Executivo.

Lulinha lamentou mais uma vez que a Prefeitura não realize a obra de pavimentação na Rua Calamar, a principal do bairro Conceição. “São seis anos reivindicando esse benefício, em nome daquela comunidade, e a obra não acontece”, reclamou.

O líder da bancada governista, Ewerton Carneiro, disse que a obra da Rua Calamar será realizada. Segundo ele, o prefeito Tarcízio Pimenta vai começar a adotar as medidas para honrar com este compromisso logo depois das eleições.

Lulinha, no entanto, questionou: eu não citei aqui o nome do prefeito Tarcízio Pimenta. Mas queria saber por que esta obra, então, só vai ser realizada depois das eleições. Por quais razões não foi feita antes? Tenho seis anos pedindo a obra. Não fez agora para me prejudicar?”

O vereador Frei Cal, por sua vez, diz que o Governo Municipal deve atentar-se para obras de infraestrutura nos bairros da cidade. “No Caseb, não existe ação alguma do Poder Executivo. É zero”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111171 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]