Vale do São Francisco inicia colheita da safra de uva

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Trabalhadores realizam colheita de uva.
Trabalhadores realizam colheita de uva.

Os produtores do Vale do São Francisco iniciaram, nesta quinta-feira (23/09/2010), a colheita de uva, safra 2010, comemorando a reestruturação financeira da fruticultura na região, proporcionada pela Resolução 3.899 do Conselho Monetário Nacional.

A medida autoriza ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) a contratar uma nova operação de crédito para a liquidação do saldo devedor dos mini, pequenos, médios e grandes hortifruticultores, empresas e cooperativas de hortifruticultores rurais e empresas exportadoras de frutas dos municípios do Vale do Rio São Francisco, de dívidas oriundas de crédito rural de custeio e investimento contratadas com recursos do FNE, entre 15 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2009.

De acordo com o superintendente do BNB na Bahia, Nilo Meira, a resolução, aprovada em 25 de agosto deste ano e recentemente regulamentada, já vai ser operacionalizada. A dívida a ser renegociada envolve cerca de 8.700 operações, no valor de R$ 350 milhões e vai atender a 4,5 mil pequenos, médios e grandes produtores dos municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá e Sento Sé, e os pernambucanos Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó.

Meira anunciou que os produtores já podem procurar as agências do BNB para fazer a renegociação. As dívidas serão pagas em 12 anos, sendo que os dois primeiros anos serão de carência, durante os quais serão pagos somente os juros das operações, com rebatimento de 25%.

O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, explicou durante reunião na Câmara Municipal de Juazeiro, que a resolução do CMN permitirá aos hortifruticultores unificar os débitos vencidos e a vencer em operações de custeio, crédito e investimento e pagar em até 12 anos.

“Nossa meta agora é a agroindustrialização da região. Não podemos mais continuar vendo a produção ser exportada in natura. Estamos trabalhando para atrair indústrias para a região e agregar valor ao que produzimos aqui”. Da reunião participaram ainda o presidente do Instituto da Fruta, Ivan Pinto, o presidente em exercício do BNB, Paulo Sérgio Ferraro, e o empresário Suemi Koshiama, da Special Fruit.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113755 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]