Um guia sobre tecnologia, transparência e acesso a informações sobre as eleições no Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

As eleições de 2010 no Brasil estão sendo marcadas pelo uso da internet como forma de ampliar o acesso a informações e aproximar os cidadãos do processo eleitoral, observa Manuella Ribeiro no Global Voices Online. Na “Política 2.0”, ela aponta, candidatos usam as redes sociais para fazer campanha e participar de debates, e proliferam na internet projetos de transparência, participação e controle social.

Manuella lista uma série de iniciativas importantes para as eleições de outubro, quando os brasileiros votarão para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual:

* O Google criou a plataforma Eleições Brasil 2010, com mapas interativos sobre a movimentação dos candidatos pelo país e resultados de eleições passadas. Um canal do YouTube recebe perguntas dos cidadãos – as melhores são selecionadas pelos usuários e respondidas pelos candidatos na televisão.

* A Campanha Ficha Limpa, criada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, tem um site que monitora se os candidatos estão seguindo a Lei do Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados em segunda instância.

* O projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, traz informações sobre mais de 2 mil parlamentares, cruzando dados extraídos de fontes do poder público e do noticiário.

* O Voto Consciente acompanha o desempenho dos parlamentares na Assembléia Legislativa de São Paulo e nas câmaras municipais do Estado.

* O Votenaweb traduz projetos de lei para uma linguagem simples e permite aos usuários que votem a favor ou contra cada um deles, comparando suas posições com as dos candidatos.

* O Eleitor 2010 recebe denúncias de cidadãos do país inteiro sobre irregularidades no processo eleitoral. As informações são reunidas em um mapa interativo. (Leia esta entrevista do Centro Knight com os criadores do projeto)

* O Congresso Aberto oferece um panorama sobre os políticos e as eleições – incluindo dados sobre votos dos parlamentares, presença e falta nas sessões, projetos de lei propostos e informações sobre os partidos políticos.

* O Cidade Democrática é um espaço para os cidadãos se posicionarem sobre questões importantes envolvendo as cidades.

* O Adote um Vereador faz com que os cidadãos acompanhem um vereador em suas atividades parlamentares, com informações postadas em um blog.

Veja também os projetos 10 Perguntas, Eu Lembro, Quanto vale seu candidato? e Voto Certo. “Esperamos que as ferramentas tecnológicas ajudem o Brasil a eleger políticos melhores e criar bases de dados que contribuam para o monitoramento e a responsabilidade por suas ações no governo”, conclui Manuella.

Leia +

» Centro Knight (Primeiro debate presidencial online no Brasil supera 1,7 milhão de acessos)
» Centro Knight (Eleitor 2010: Software africano ajuda cidadãos brasileiros a fiscalizar eleições (entrevista))

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113791 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]