TSE nega registro de ex-governadora do Distrito Federal

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (02/09/2010), por 5 votos a 2, rejeitar o registro da candidatura da ex-governadora do Distrito Federal (DF) Maria de Lourdes Abadia (PSDB), que pretendia concorrer a uma vaga no Senado.

A candidata foi enquadrada na Lei da Ficha Limpa por ter sido condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) por tentar comprar de votos nas eleições de 2006. Segundo a Justiça, ela tentou induzir o voto de proprietários de trailers e quiosques do DF, alegando que suspenderia atos administrativos que determinavam a demolição ou retirada dos estabelecimentos.

A maioria dos ministros entendeu que não é pelo fato de o crime eleitoral não ter resultado na eleição da política que não ficou constatado a ilegalidade de seus atos. Votaram pela rejeição do registro o relator Arnaldo Versiani e os ministros Cármen Lúcia, Aldir Passarinho, Hamilton Carvalhido e Ricardo Lewandowski.

Os votos contrários foram dos ministros Marco Aurélio Mello e Marcelo Ribeiro, que vêm se colocando contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa em diversos casos que já chegaram à corte. Ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]