
Durante entrevista concedida hoje (22/09/2010) ao jornal Grande Bahia, na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Roberto Tourinho (PSB) criticou duramente a postura dos políticos Fichas Sujas e não perdeu a oportunidade para alfinetar a deputada federal Antônia Magalhães da Cruz (PR/BA), conhecida como Tonha Magalhães. Que segundo ele, vários sites têm divulgado ser a parlamentar com o maior número de ações civil públicas e inquéritos no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em decorrência de improbidade administrativa.
Tourinho a acusa de fazer parte, no cenário nacional, dos parlamentares que compõem o Congresso Nacional em ocupar um lugar de destaque no Pódio da corrupção. “A deputada está entre os cinco parlamentares com o maior número de ações criminais. Recentemente ela estreou no Supremo Tribunal Federal com denúncias proposta pelo Ministério Público Federal e acatado por 5 dos 7 ministros do Superior Tribunal Federal (STF)”. Ele faz questão de ressaltar ser este apenas mais um dado que demonstra ser um rosário e uma bizarra coleção de troféus e medalhas de atos de improbidade administrativa que faz parte do vasto currículo de desmandos da parlamentar.
Entretanto, devido à proximidade das eleições, o vereador diz não acreditar que possa ocorrer nenhum fato novo no tocante a punição da deputada infratora. Mas que ele continua confiando na justiça e que em algum momento as ações existentes contra Tonha Magalhães sejam julgada e consequentemente sentenciadas, imputando-lhe as penalidades cabíveis.
Ficha Limpa
O vereador Roberto Tourinho falou sobre a importância e o que representa a Ficha Limpa, a qual ele define como um marco regulatório para o novo momento da política brasileira. “Estamos começando a criar regras, mas é necessário que para se obter pleno sucesso vai depender fundamentalmente dos eleitores”.
Segundo observa ele, recentes pesquisas apontaram que 85% dos brasileiros apoiam o movimento. Mesmo assim, considera que a lei foi tímida e poderia ser mais avançada. “Parte considerável dos congressistas envolvidos em ações civil públicas flexibilizaram a lei para poderem, mais uma vez, ser beneficiados”. Embora reconheça que a lei é de vital importância para o efetivo cumprimento da Ficha Limpa e que espera que a justiça seja célere nos julgamentos dos processos existentes nos tribunais dos Estados Brasileiros, que descansam em prateleiras empoeiradas, para que se possa instaurar o seu efetivo julgamento.
Também disse ser importante a massificação dos meios de comunicação sobre a Ficha Limpa para que a população possa identificar os políticos Ficha Limpa e a justiça identifique e julgue os políticos Ficha Suja.
