SUDESB oferece aulas de natação para crianças e adolescentes

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Mais de 700 crianças e adolescentes de Salvador estão participando das aulas de natação oferecidas pela Superintendência dos Desportos do Estado Bahia (Sudesb). A atividade é realizada no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina e na Universidade Católica do Salvador, no campus de Pituaçu.

De acordo com o professor de Educação Física, Paulo Neves, responsável pelo Centro de Natação em Pituaçu, as aulas oferecidas pela Sudesb, que antes aconteciam no parque olímpico da Fonte Nova, foram transferidas para estes centros com o objetivo de atender à demanda dos estudantes. Ele informa que os centros possuem piscinas semi-olímpicas, de 25 metros, onde os alunos passam pelas etapas de iniciação, intermediária e avançada. “Estou gostando muito. A natação melhorou muito a minha respiração. Gosto também porque não fico somente em casa”, disse Vitória Paixão, 13 anos.

Deficientes

Além das aulas convencionais, o centro oferece natação para pessoas com deficiência, sendo atendidos jovens e adultos com síndrome de down, autismo, deficiência auditiva ou cognitiva, entre outras.

A professora de Natação Adaptada, Giselle Henriques, disse que não há faixa etária para pessoas com deficiência. Ela explica que quando os alunos passam para a etapa intermediária, inicia-se o processo de inclusão. Ou seja, eles passam a ter aulas com os demais estudantes. “Assim, eles se consideram iguais aos outros, não se sentem excluídos e se desenvolvem mais rápido. Aqui (no Centro de Natação), nós trabalhamos as potencialidades destas pessoas e não suas dificuldades”, observa.

A professora informa que os alunos também são incentivados a participar de competições, como os Jogos Paraescolares, que ocorrem a partir desta segunda-feira (6) em São Paulo. Segundo ela, três alunos com idade entre 15 e 17 anos, do Centro de Natação de Pituaçu, vão competir.

Inscrição

Para ter acesso às aulas, os interessados devem procurar um dos centros de natação localizados no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina e na Universidade Católica do Salvador, campus de Pituaçu. Os documentos exigidos para a matrícula são atestado médico (liberando para a prática de atividade física ou esporte), atestado escolar (especificando o turno que estuda), cópia do comprovante de residência, da certidão de nascimento ou da Carteira de Identidade e duas fotos 3×4.

Além das aulas de natação oferecidas a criança e adolescente, a Sudesb também oferece curso de hidroginástica para pessoas acima de 60 anos. As aulas são ministradas no Clube do Sargento da Polícia Militar, localizado nos Barris, no centro de Salvador.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]