Semáforo inteligente são instalados pela prefeitura nas vias públicas de maior fluxo de veículos em Feira. Leia esta e outras notícias da PMFS

Semáforo inteligente são instalados pela prefeitura nas vias públicas de maior fluxo de veículos em Feira. Leia esta e outras notícias da PMFS.
Semáforo inteligente são instalados pela prefeitura nas vias públicas de maior fluxo de veículos em Feira. Leia esta e outras notícias da PMFS.

Projeto de modernização do trânsito da cidade

Semáforos inteligentes estão sendo utilizados na substituição gradativa dos antigos existentes nas vias públicas de maior fluxo de veículos em Feira de Santana. Os equipamentos já estão em funcionamento nos cruzamentos da avenida Getúlio Vargas com as avenidas Senhor dos Passos e Maria Quitéria.

A iniciativa faz parte do projeto de modernização do trânsito da cidade, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que também engloba nova sinalização horizontal e vertical, abertura de novas vias de tráfego, transformação de vias em mão única e nova pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nos principais corredores de tráfego para facilitar o escoamento de veículos.

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, anuncia a implantação dos semáforos inteligentes também no cruzamento entre as avenidas Presidente Dutra e João Durval Carneiro. “Vamos começar a implantação do equipamento neste local na tarde desta quinta-feira (16)”, informa.

Outros pontos da cidade, de maior fluxo de veículos, também serão priorizados com a utilização da nova tecnologia. Já os equipamentos que estão sendo substituídos terão destino certo. “Os que estiverem ainda em condições de aproveitamento, vamos utilizá-los em benefício da população, sinalizando outros pontos da cidade”, frisou o secretário.

Os novos aparelhos superam os antigos em tecnologia a favor da segurança no trânsito. Além de maior nitidez, também possuem cronômetro digital para evitar dúvidas sobre o tempo que falta para abrir ou fechar o sinal. O serviço é reforçado com a instalação de cronômetros para pedestres nas laterais, junto a faixas de pedestres.

O processo de modernização também deverá contemplar os cruzamentos da avenida Getúlio Vargas com as ruas J. J. Seabra, Barão de Cotegipe, Castro Alves, praça Jackson do Amaury e cruzamento da avenida Presidente Dutra com avenida Maria Quitéria.
Programação do Dia da Cidade

Missa e desfiles fazem parte das comemorações

A programação para as comemorações do Dia da Cidade já foi definida. A partir desta sexta-feira (17) – data que antecede os festejos – será entregue a Comenda Ordem ao Mérito de Feira de Santana.

A Comenda é o reconhecimento às personalidades de segmentos produtivos que contribuem para o desenvolvimento do município. A entrega acontece no espaço Zilla’s Eventos ás 20 horas, localizado no bairro Capuchinhos.

A comemoração continua com a celebração de uma missa em Ação de Graças, que abençoará a cidade pela passagem do seu aniversário. A missa será realizada na manhã de sábado (18), na Catedral Metropolitana. Um desfile cívico-militar acontece às 9 horas, na avenida Getúlio Vargas.

O desfile será aberto pelo 35º Batalhão de Infantaria com os pavilhões, seguidos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Guarda Municipal. O desfile contará também com as participações da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), agentes de saúde, Academia Feirense de Letras, fanfarra e associações.

A Secretaria Municipal de Educação levará para avenida os alunos de diversas escolas que participam da 10ª edição do programa Escola na Avenida.

A Câmara Municipal de Feira de Santana encerra as comemorações do Dia da Cidade realizando uma sessão solene às 16 horas com a presença de autoridades políticas. Neste ano, o município de Feira de Santana completa 177 anos de emancipação política.
Melhorias para o George Américo

Recapeamento asfaltico e reforma de praça

Paralelo ao recapeamento afaltico da rua Bartolomeu de Gusmão, principal via de acesso ao conjunto George Américo, está sendo feita a reforma da praça que recebe o mesmo nome do bairro.

A princípio, os jardins da recebem alvenaria para proteção e embelezamento. Além da reforma, o espaço será beneficiado com uma nova iluminação e Internet gratuita do projeto Feira Cidade Digital.

“Vamos colocar também um busto de George Américo e queremos instalar câmeras de segurança no local”, destacou o prefeito Tarcízio Pimenta, que visitou a praça na manhã desta quinta-feira (16).

As moradoras do bairro, Marilândia Alves Miranda, 37 anos, afirmou que a praça já estava precisando de uma reforma. “A melhoria é bastante positiva e deixa o ambiente mais agradável”, disse.

Maria Neuza de Jesus, 49 anos, acrescentou que o espaço vai ficar mais atrativo, principalmente para as crianças. “É uma opção a mais de divertimento para os nosso filhos”, pontuou.

Competi estimula jovens atletas

Estuantes premiados com medalhas em competição

O Competi tem modificado o cotidiano de 1.043 jovens da zonas rural e urbana de Feira de Santana. Graças ao incentivo e a prática de atividades esportivas no turno oposto ao da escola. Recentemente, um grupo de 10 adolescentes com idade entre 13 e 15 anos foi premiado com medalhas no Campeonato Baiano Mirim de Atletismo.

O evento foi realizado pela Federação Baiana de Atletismo, na pista da Polícia Militar, nos bairro Dendezeiros, em Salvador. As premiações alcançadas foram nas provas de salto, corridas de 100 metros, 75 metros e mil metros, além do primeiro lugar no lançamento de disco, no arremesso de peso e nas provas de corrida, e segundo lugar no revezamento 4/75 metros.

A estudante da 6ª série na Escola Jonathas Telles de Carvalho, Vitória Teles, levou o primeiro lugar na prova de altura e o terceiro em distância. “Gosto muito das atividades porque me incentivam e tenho a oportunidade de conseguir mais espaço”, comenta.

Aluna da mesma escola na turma da 7ª série, Thais Teixeira, trouxe três medalhas. “Desde que comecei no Competi, estou tendo melhores resultados na escola”, afirma.

Segundo o coordenador do Competi, Antônio Carlos Rocha, a equipe do município conseguiu o maior número de medalhas na competição. “Com base no número de participantes concorrentes que já praticam atletismo em Salvador, Camaçari e Simões Filho, o resultado foi excelente para nós, pois temos apenas quatro meses de trabalho”, considera.

O Competi faz parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). É executado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Os alunos inclusos no programa são contemplados com material esportivo, lanche e transporte para treino no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto. Os treinos são realizados duas vezes por semana com professora e estagiários da Faculdade Nobre.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.