A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (13/09/2010), o Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador. Participaram da solenidade o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, secretários do Governo da Bahia, entre eles, Jorge Solla (Saúde), Eva Chiavon (Casa Civil), César Nunes (Segurança Pública), Antônio Carlos Tramm (Turismo), o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, além de líderes comunitários da região do subúrbio.
A unidade hospitalar vai disponibilizar atendimento aos casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica e traumato-ortopédica adulto e pediátrica. Serão 268 leitos de internação (quando estiver operando com a capacidade total), distribuídos nas especialidades de clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral adulto e pediátrica, traumato-ortopedia adulto e pediátrica, unidade semi-intensiva e UTI adulto e pediátrica. O atendimento à população começa a partir das 7h desta terça-feira (14). Na última sexta (10), o hospital foi apresentado à comunidade.
O HS contará ainda com endoscopia, laboratório, central de material esterilizado, lavanderia, farmácia centralizada, serviço de engenharia clínica, serviços de fisioterapia, nutrição, dietética, farmácia e apoio logístico. Terá também um heliporto, que facilitará o deslocamento de pacientes de outras regiões para a unidade.
Serão atendidos cerca de um milhão de habitantes de todo o subúrbio, além da população de bairros como Valéria, Cajazeiras, Castelo Branco e Pau da Lima, e de municípios da RMS. No primeiro trimestre, 50% da demanda do hospital será atendida. Serão destinados 32 leitos de enfermaria para as crianças. Dos 30 leitos de terapia intensiva, 20 são para adultos e dez para pediatria. O HS contará ainda com o Programa de Internação Domiciliar, com capacidade inicial para atendimento a 30 pacientes.