SEAGRI debate políticas públicas para agricultura familiar

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

As discussões da Oficina de Planejamento das ações relacionadas às políticas públicas da agricultura familiar acontecem nesta terça (31/08/2010) e quarta-feira (1°), na sede da Embrapa-Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas, numa iniciativa da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), por intermédio da Diretoria Executiva da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Agricultores familiares, articuladores territoriais e extensionistas agrícolas estarão reunidos para pactuar ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) entre as entidades governamentais e não governamentais que atuam no âmbito dos municípios e territórios. O evento faz parte de uma série de reuniões que acontecerá até o final do ano em todos os territórios de identidade do estado.

De acordo com o diretor de Pecuária da EBDA, Elionaldo Teles, dentro das diretrizes do Pacto Federativo e dos princípios fundamentais da EBDA, a empresa tem como missão otimizar a qualidade de vida do agricultor familiar baiano. Ele defendeu a participação de todos os entes da Federação para ajustar as suas ações às condições da agricultura familiar.

“Cabe à EBDA, entre outras atividades, os trabalhos de assistência técnica e extensão rural, cujas ações contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, assim como para sua expansão e fortalecimento”, concluiu Teles.

Participarão do evento, representantes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Conab e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), que apresentarão as principais ações dos programas e projetos voltados à agricultura e pecuária regionais.

A programação do primeiro dia será destinada aos técnicos da EBDA para apresentação das principais ações dos programas e a projetos executados, aspectos gerenciais e administrativos. Já no segundo dia, as atividades serão dedicadas ao público-alvo (agricultores familiares), instituições de assistência técnica e técnicos da EBDA.

O planejamento das metas dos programas de dinamização de crédito e das demais ações, por município e território será apresentado. As ações de assistência técnica e extensão rural, entre as entidades governamentais das instâncias federal, estadual, municipal, e as não governamentais que atuam em nível dos municípios e territórios também serão discutidas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.