Ribeiro parabeniza Polícia Militar de Feira de Santana pelo êxito no combate a criminalidade. Leia esta e outras notícias da CMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar
Jornal Grande Bahia compromisso em informar

O vereador Antônio Francisco Neto, mais conhecido na cidade como Ribeiro, parabenizou, em discurso na sessão de hoje (29/09/2010) da Câmara Municipal, a ação da Polícia Militar de Feira de Santana no combate à criminalidade. Nesta quarta-feira, equipes da PM enfrentaram um numeroso grupo de marginais, conforme divulga a imprensa local, confronto que resultou na morte de seis bandidos.

“Não estimo que aconteçam mortes, nem mesmo de marginais. Mas temos que entender que, infelizmente, os bandidos partem para o enfrentamento contra policiais sempre muito bem armados”, comentou. No recente tiroteio, os bandidos possuíam armas como fuzis AR-15 e metralhadora ponto 40. Foram apreendidos pelos policiais mais de 140 cartuchos de AR-15, vários cartuchos de outras armas de grosso calibre, coletes a prova de bala e brucutus. Estavam em quatro automóveis.

Para o vereador, nesse caso, os policiais não têm outra alternativa, senão enfrentar os marginais em igualdade de condições. “Infelizmente, eles têm que arriscar a vida, diante de criminosos muito bem armados. Para a sociedade é melhor que sobrevivam os homens que trabalham para manter a ordem”, declarou Ribeiro.

O edil observou que entre os marginais que tombaram no confronto recente havia indivíduos de vários estados nordestinos, a exemplo de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, e também do Sudeste – Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ele parabenizou toda a equipe que atuou no confronto das últimas horas, especialmente os oficiais capitão Mazza e tenente Franklin Martins.

Seis ex-vereadores vão ser homenageados com a Medalha Dival Figueiredo Machado

A Câmara Municipal aprovou na sessão desta quarta-feira (29) a relação de ex-vereadores que vão ser homenageados com a Medalha Vereador Dival Figueiredo Machado este ano. A outorga acontecerá no dia 1º de outubro, próxima sexta-feira, em uma sessão solene. É quando se comemora o Dia Nacional do Vereador.

Os ex-vereadores que vão ser homenageados foram escolhidos por uma comissão designada pelo presidente da Casa, Antônio Carlos Passos Ataíde. Os indicados para receber a medalha são os seguintes: Antônio Joel, Maurício Carvalho, Renildo Brito, Etevaldo de Jesus, Jair de Jesus e José Benedito da Hora.

O vereador Marialvo Barreto cumprimentou a comissão que promoveu a escolha dos homenageados. Lembrou que o ex-vereador Antônio Joel investiu pesado em equipes do futebol amador durante todo o seu mandato, mas não foi reeleito. “Time de bola vota no último que ajuda em dinheiro. Procuram-me, mas não sou besta e tomo minhas precauções”, disse ele.

Marialvo se referiu também à escolha de Renildo Brito. “Se elegeu com pequena votação, mas teve sua importância na Câmara, sua luta em parceria comigo na defesa de religiões de matrizes africanas, afoxés e escolas de samba, bem como a toda a cultura afro. Jair também fez ótimo trabalho. Não se reelegeu, mas é muito competente”, comentou.

O vereador Roberto Tourinho parabenizou a comissão e disse que conviveu com todos os ex-vereadores escolhidos para serem homenageados no dia 1º de outubro. Ele lembrou que a Medalha Dival Figueiredo Machado foi criada por iniciativa do ex-vereador Antônio Carlos Coelho. O número máximo de homenagens chega a 10. Este ano foram seis.

Também o vereador Luiz Augusto de Jesus discursou sobre a escolha dos homenageados. Salientou que os nomes foram escolhidos de forma criteriosa e faz justiça ao trabalho realizado pelos ex-vereadores.

Frei Cal registra falecimento de Amadeu Pitanga

O vereador Carlos Alberto – Frei Cal – (PMDB), hoje (29), em seu discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, lamentou o falecimento do funcionário da Rádio Sociedade de Feira, Amadeu Pitanga de Jesus. Vítima de câncer, ele morreu, aos 73 anos, na madrugada desta quarta-feira, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed. O corpo de Pitanga está sendo velado no Salão Paroquial da Igreja dos Capuchinhos. O sepultamento será realizado às 16 horas no cemitério Jardim Celestial.

Após expressar condolências aos familiares, Frei Cal manifestou sua satisfação de ter trabalhado ao lado de Amadeu Pitanga, na Rádio Sociedade de Feira, no período de 1999 a 2005, quando o vereador desempenhava a função de diretor da emissora. Segundo o edil, Amadeu Pitanga era motorista há mais de 50 anos da Rádio.

“Pitanga é considerado um capuchinho. Ele chegou para Feira de Santana e começou a trabalhar com os capuchinhos ainda criança. Os capuchos sempre tiveram um estima muito grande por Pitanga e seus familiares. Foi uma pessoa que sempre se colocou inteiramente a disposição, não tinha tempo ruim para ele. Pitanga era muito querido por todos”, declarou o edil.

Frei Cal acrescentou que Amadeu Pitanga, além de motorista da Rádio Sociedade de Feira, era reconhecido também como pauteiro. “Ou seja, era o homem que sabia de tudo que acontecia na cidade. Por conta disso, ele desempenhava a função de orientador dos repórteres para encontrar as notícias”.

Os vereadores Marialvo Barreto (PT), Justiniano França (DEM) e Roque Pereira (PT do B), após citar as qualidades de Amadeu Pitanga, também manifestaram solidariedade aos familiares do funcionário mais antigo da Rádio Sociedade de Feira. Em seguida, a Câmara Municipal cumpriu um minuto de silêncio em homenagem ao falecido.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.