Resgate de mineiros no Chile sofre nova interrupção

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Brasília – As operações de resgate dos 33 trabalhadores da Mina de San José, no Deserto do Atacama, no Chile, sofreram hoje (24) mais uma interrupção. Exatamente como ocorreu anteontem (22/09/2010), uma peça da máquina perfuradora T-130 desprendeu-se, mas desta vez não caiu no local onde estão abrigados os mineiros. Até que a peça seja reposta, uma das três máquinas de escavação fica parada.

Há ainda informações de que melhoraram as condições ambientais do abrigo. Alejandro Pino, um dos responsáveis pelas operações de resgate, informou que houve redução da quantidade de monóxido registrada no local onde estão os trabalhadores soterrados. Segundo ele, também diminuiu a umidade no abrigo, mas ainda é alta a temperatura, em torno de 30 a 40 graus Celsius (Cº).

As informações são da rede estatal de televisão do Chile, a TVN. Os especialistas afirmam que, apesar dos dois incidentes, as duas outras máquinas em atividade avançam nas perfurações. De acordo com os últimos dados, falta escavar pouco mais de 100 metros para atingir o local onde estão os mineiros, a 700 metros de profundidade.

Na quarta-feira (22), uma peça da mesma máquina que registrou hoje o incidente desprendeu-se e provocou mais de oito horas de atraso nas operações de resgate. De acordo com autoridades, não houve feridos. A estimativa é que na primeira semana de novembro ocorra o resgate.

Ontem (23), o presidente do Chile, Sebastián Piñera, apresentou, na 65ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, o bilhete escrito pelos mineiros soterrados há 49 dias no Norte chileno. Escrito com caneta vermelha, o bilhete informa que os 33 estão bem no refúgio. Ele foi a prova de que todos os trabalhadores estão vivos.

*Com informação da Agência Brasil

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]